Festival promove inclusão e debate sobre população em situação de rua

Idealizado pelo Museu da Língua Portuguesa e Sesc Bom Retiro, evento gratuito que discutirá os direitos básicos da população de rua começa nesta quarta (14), em São Paulo

Foto: Rovena Rosa/Agencia Brasil

Na próxima quarta-feira (16), terá início o Festival Cultura e Pop Rua – População em Situação de Rua e Direito à Cultura, na cidade de São Paulo. O evento internacional, que vai até sexta-feira (18), tem como objetivo oferecer uma série de atividades voltadas para a população em situação de rua, incluindo apresentações artísticas, oficinas culturais gratuitas e diversos serviços.

O evento é idealizado pelo Museu da Língua Portuguesa e o Serviço Social do Comércio (Sesc) Bom Retiro e tem o intuito de debater o papel das instituições culturais na melhoria de vida das pessoas em situação de rua. Ao longo de três dias o festival realizará debates envolvendo representantes de organizações, projetos e coletivos de cinco países (Reino Unido, França, Uruguai, Argentina e Colômbia) e cinco estados brasileiros (Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo).

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a população em situação de rua no Brasil cresceu 38% entre 2019 e 2022, quando atingiu a marca de 281.472 pessoas vivendo nas ruas das cidades brasileiras. Em uma década, de 2012 a 2022, o crescimento desse segmento da população foi de 211%. Enfrentando dificuldades em relação às necessidades básicas como alimentação, saúde, educação e cultura, essa população muitas vezes é marginalizada e negligenciada.

Destaques da Programação

A programação foi elaborada em conjunto com movimentos sociais da população em situação de rua, bem como agentes, coletivos e instituições culturais atuantes nos territórios da Luz, Santa Efigênia, Bom Retiro e Campos Elíseos. Entre os destaques estão apresentações de grupos como All Ice, Angoleiros do Sertão, Coral Cênico Cidadãos Cantantes, Itinerância Poética, Libertat, MC Pedrão, Pagode na Lata, Paulestinos, Samba do Bule, Teto, Trampo e Tratamento, Nego Bala, MC Binh e Savio Muan, entre outros.

Na quarta-feira (16), está previsto um minicurso para trabalhadores da cultura no teatro do Sesc Bom Retiro sob coordenação de Matt Peacock, do Reino Unido, diretor da entidade Arts &  Homelessness International (AHI), e com participação de Patrick Chassignet, da França, chefe do setor Da Rua à Moradia, do Departamento de Missões  Sociais da Fundação Abbé Pierre e cocriador do festival C’est pas du Luxe! (Não é luxo!).

Na quinta (17) e na sexta-feira (18), as atividades acontecem nos espaços do Museu da Língua Portuguesa e na rua, em frente à Estação da Luz, incluindo rodas de conversa com entidades nacionais e internacionais que tratam do tema população de rua e cultura; tendas para oficinas de cultura com temas variados e apresentações artísticas no tablado e no térreo do Museu da Língua Portuguesa (Pátio B e Saguão B). Além disso, haverá serviços direcionados para a população em situação de rua, incluindo alimentação, saúde, corte de cabelo, embelezamento, banho, vacinação, entrega de documentos e cuidados para os cães.

Uma peça teatral intitulada “Cena Ouro – Epide(r)mia”, da Cia. Mungunzá de Teatro, será apresentado no Teatro de Contêiner. Destaque também para o encontro entre o projeto cultural-educacional “Pagode na Lata”, que foca na redução de danos entre usuários da Cracolândia, e o Sexteto Aurum da Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp). E, encerrando o dia 18, a apresentação do Nego Bala com artistas MCs do território da Luz.

Prêmio 19 de Agosto

Durante o Festival Cultura e Pop Rua, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania realiza a entrega do Prêmio 19 de Agosto, que reconhece boas práticas no trabalho com a população em situação de rua. A entrega acontece na sexta (18) às 19h, no Museu da Língua Portuguesa.  

O Festival Cultura e Pop Rua é uma oportunidade para promover a conscientização, a inclusão e a reflexão sobre o papel da cultura na vida dessas pessoas. A participação é aberta a todos, com entrada gratuita para todas as atividades e também para o Museu da Língua Portuguesa durante o festival. As apresentações teatrais terão ingressos limitados disponíveis na hora, garantindo a acessibilidade ao público interessado.

Serviço

Festival Cultura e Pop Rua – População em Situação de Rua e Direito à Cultura
Quando: de 16 a 18 de agosto
Onde: Sesc Bom Retiro – Alameda Nothmann, 185 – Campos Elíseos, Centro; Museu da Língua Portuguesa (pátio B e saguão B), Praça da Luz, s/nº, Centro; Teatro de Contêiner, em frente à Estação da Luz, na R. dos Gusmões, 43, Santa Ifigênia, Centro
Quanto: grátis
Confira a programação completa aqui.

__
com agências
Edição: Bárbara Luz

Autor