MCTI participa de lançamento da Estratégia Nacional de Governo Digital

Intenção do Governo Federal é construir recomendações para que a transformação digital

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, durante Lançamento da Estratégia Nacional de Governo Digital (Brasília/DF) | Foto: Rodrigo Cabral

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou, nesta quarta-feira (02), em Brasília, do lançamento da Estratégia Nacional de Governo Digital. O evento foi realizado no auditório da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e contou com a presença de outras autoridades, como a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, representantes de outros ministérios, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad).

Com o lançamento da estratégia, o Governo Federal pretende construir, de forma colaborativa, um conjunto de recomendações estratégicas para que a transformação digital da administração pública gere, nos próximos quatro anos, melhora efetiva na qualidade da prestação dos serviços públicos no país.

“É preciso que, cada vez mais, as novas tecnologias sejam aplicadas ao setor público. Estamos atentos à necessidade de atender os desafios tecnológicos do nosso país e da administração pública. E é um compromisso do MCTI promover a digitalização dos diferentes setores da sociedade, melhorando a eficiência dos serviços e agregando valor aos produtos para tornar o Brasil mais competitivo no cenário internacional. A transformação digital e o desenvolvimento das tecnologias disruptivas estão entre as prioridades da nossa gestão”, afirmou a ministra do MCTI, Luciana Santos, em sua fala durante a cerimônia de lançamento.

Governo Digital como política de Estado

A Estratégia Nacional de Governo Digital propaga a cultura do Governo Digital como política de Estado e busca o alinhamento das ações com a vigência do Plano Plurianual para fortalecer essa política pública e assegurar sua continuidade.

A Estratégia agrega os objetivos em comum dos governos federal, estadual e municipal, para a transformação digital no país, mostrando o caminho a ser trilhado para que os serviços digitais sejam cada vez mais simples, acessíveis e gerem economia de tempo e recursos para o cidadão.

O documento deve ser encaminhado para aprovação do presidente da República até novembro e deve ser publicado até o fim deste ano.

Uma vez publicada, a Estratégia Nacional será implementada pelos quatro anos seguintes, de 2024 a 2027, alinhada ao período de vigência do Plano Plurianual, e servirá de instrumento de consulta e direcionamento.

__
Fonte: MCTI

(BL)

Autor