Belém recebe Diálogos Amazônicos a partir desta sexta, 04; veja programação

Evento acontece até domingo (6) e antecede Cúpula da Amazônia, que reunirá chefes de Estado e representantes de 15 países

Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, Belém, Pará | Foto: Everaldo Nascimento/Secom

Começa nesta sexta-feira (4), em Belém, no Pará, o “Diálogos Amazônicos”, evento que antecede à Cúpula da Amazônia que reunirá líderes de Estado dos países da região entre os dias 8 e 9 de agosto.

Até o domingo (6), representantes de entidades, movimentos sociais, academia, centros de pesquisa e agências governamentais do Brasil e demais países amazônicos se reunirão em diversas frentes de debates, com o objetivo de formular sugestões para reconstrução de políticas públicas sustentáveis para a região. O evento aconA prortece no Hangar Centro de Convenções.

O objetivo é que essas discussões sejam transformadas em relatórios que serão entregues aos chefes de Estado e de governo, e representantes dos 15 países participantes da Cúpula da Amazônia. Participarão do encontro, além de Lula, os presidentes da Bolívia, Colômbia, Guiana, Peru e Venezuela. Por questões internas, Equador e Suriname não confirmaram a presença de seus presidentes, mas enviarão representantes oficiais. O presidente da França, Emmanuel Macron, foi convidado por Lula para participar, mas sua presença não foi confirmada. 

Leia também: Diálogos Amazônicos debaterá propostas para a Cúpula da Amazonia

Programação

Serão oito plenárias – cinco sínteses e três transversais, com três mil participantes cada – para tratar de questões como mudança do clima, agroecologia e sociobioeconomia da região, proteção do território e seus povos, erradicação do trabalho escravo, saúde, soberania e segurança alimentar, e pesquisa e desenvolvimento para pensar o futuro da floresta, entre outras. Cada uma das plenárias-sintese contará com sete expositores, sendo quatro da sociedade civil e três representantes governamentais, pelo menos um brasileiro em cada categoria.

Quais os temas dos “Diálogos Amazônicos”?

  • Plenária 1 – Sexta (4), das 16h às 19h

Tema: “Participação e a proteção dos territórios, dos ativistas, da sociedade civil e dos povos das florestas e das águas no desenvolvimento sustentável da Amazônia. Erradicação do trabalho escravo no território”.

Participarão membros da sociedade civil e governos do Brasil – incluindo o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida –, além de Peru, Colômbia, Equador, Suriname e Bolívia.

  • Plenária 2 – Sábado (5), das 9h às 12h

Tema: “Saúde, soberania e segurança alimentar e nutricional na região amazônica: ações emergenciais e políticas estruturantes”.

Participarão membros da sociedade civil e governos do Brasil – incluindo os ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, e do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira –, além de Colômbia e Peru.

  • Plenária 3 – Sábado (5), das 17h às 20h

Tema: “Como pensar a Amazônia para o futuro a partir da ciência, tecnologia, inovação e pesquisa acadêmica, e transição energética”.

Participarão membros da sociedade civil e governos do Brasil – incluindo a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos –, além de Colômbia, Equador e Bolívia.

  • Plenária 4 – Domingo (6), das 9h às 12h

Tema: “Mudança do clima, agroecologia e as sociobioeconomias da Amazônia: manejo sustentável e os novos modelos de produção para o desenvolvimento regional”.

Participarão membros da sociedade civil e governos do Brasil – incluindo a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva –, além de Peru e Colômbia.

  • Plenária 5 – Domingo (6), das 17h às 20h

Tema: “Os povos indígenas das Amazônias: um novo projeto inclusivo para a região”.

Participarão membros da sociedade civil e governos do Brasil – incluindo a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara –, Equador, Suriname, Guiana Francesa e Venezuela.

Outros debates

Além das plenárias síntese, haverá três plenárias transversais que vão “debater as situações de públicos específicos como as mulheres, os jovens e os negros na região amazônica”. As três reuniões acontecerão no mesmo espaço das plenárias-síntese, no intervalo entre as duas reuniões principais que acontecerão nos dias 5 e 6 de agosto.

A expectativa é de que o Diálogos Amazônicos reúna cerca de 10 mil pessoas ao longo dos três dias nas 405 atividades e eventos planejados para o Hangar Centro de Convenções e Feiras e, também, em outros pontos de Belém – entre eles, o campus da Universidade Federal do Pará, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipan), a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e a Superintendência do Patrimônio da União (SPU).

A programação completa está disponível no site da Secretaria-Geral da Presidência da República. Para participar presencialmente do evento, é preciso fazer um cadastramento prévio. Também é possível acompanhar a transmissão, ao vivo, pelos canais da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e da Secretaria-Geral da Presidência da República no Youtube. 

__
com agências

Autor