Marta agenda refiliação ao PT em ato com Lula, Haddad e Boulos

Retorno será para compor chapa com Boulos; Lula ressalta polarização com Bolsonaro na cidade de SP e prefeito Ricardo Nunes lida com rejeição elevada em pesquisa

Fotos: Ricardo Stuckert

No dia 2 de fevereiro acontece na cidade de São Paulo um ato que marca o retorno de Marta Suplicy ao PT (Partido dos Trabalhadores), legenda que havia deixado em 2015. A ex-prefeita da cidade volta ao partido para disputar o cargo de vice-prefeita na chapa encabeçada pelo deputado federal do PSOL, Guilherme Boulos.

Além dos dois pré-candidatos, o evento na Casa de Portugal (Av. Liberdade – 602, às 18 horas) contará com a presença do presidente Lula e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também ex-prefeito. As informações foram divulgadas pelo diretório municipal do PT.

Leia também: São Paulo: Boulos se fortalece com apoio de PDT e Marta

Atualmente Marta não está filiada a nenhum partido. Entre 2015 e 2020 esteve no MDB e Solidariedade.

Polarização

O presidente Lula, um dos articuladores do retorno de Marta ao PT, disse em entrevista à rádio Metrópole da Bahia, na terça (23), que a disputa na cidade de São Paulo será polarizada: “é entre eu e a figura [Bolsonaro]”.

 “A disputa é entre um governo que coloca o povo em primeiro lugar, para tentar resolver os problemas dele, e o governo das fake news, do desastre, que não acredita nas coisas normais que a humanidade tem que acreditar. Vai ser essa disputa que vai se dar”, completou o presidente.

Prefeitura desaprovada

Com menos de nove meses para as eleições a campanha pela reeleição do atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), deve lidar com uma avaliação negativa alta, de acordo com pesquisa Ipec com a Rede Nossa São Paulo, divulgada também na terça (23). A avaliação ruim e péssima é de 38% e regular 42%. Avaliam positivamente apenas 17%.

A pergunta feita foi “De uma maneira geral, como você avalia a atual administração municipal?”

Os resultados captados foram:

  • ruim/péssima por 38%; 
  • regular por 42%;
  • ótima/boa por 17%;
  • e não souberam/não responderam 4%.

Os números positivos baixos revelam a insatisfação dos moradores da capital com a atual gestão. Em todo o caso, na atual pesquisa é retomado o patamar de números de 2020, ano anterior da morte do então prefeito Bruno Covas (PSDB), com crescimento de 8 p.p na avaliação ótima/boa – o que deve ser motivo de observação para a campanha Boulos/Marta.

Para a pesquisa foram realizadas 800 entrevistas, online e presenciais, em dezembro de 2023. O intervalo de confiança é de 95% com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Confira todos os resultados aqui.