40 anos depois, cobertura das Diretas Já! ainda mancha a Globo

São quatro décadas do histórico comício da Sé. Rede Globo envergonhou o jornalismo, distorcendo a cobertura da maior mobilização popular brasileira

Ato que reuniu 300 mil pessoas em 25 de janeiro de 1984, na Praça da Sé, São Paulo. Foto: CNTRV/Agência Brasil

Há quatro décadas, o Brasil vivenciava um momento crucial em sua história, quando mais de 300 mil pessoas se reuniram na Praça da Sé, em São Paulo, para manifestar apoio às Diretas Já!, campanha que buscava o retorno das eleições diretas para presidente e marcava um repúdio à ditadura civil-militar que se estendia desde 1964. Contudo, a cobertura midiática, em especial da Rede Globo, distorceu a magnitude desse evento histórico, lançando uma sombra sobre a verdadeira dimensão da mobilização popular.

Os números sobre a quantidade de participantes divergiam, mas a atmosfera estava carregada de emoção. Políticos, intelectuais, artistas e sindicalistas estiveram presentes, demonstrando a diversidade de setores da sociedade unidos por um ideal: eleições diretas. Esse comício e outros que se seguiram tiveram a cantora Fafá de Belém como símbolo, com sua interpretação de “Menestrel das Alagoas”, homenageando o senador Teotônio Vilela, defensor da redemocratização.

O comício coincidiu com o aniversário de 430 anos de São Paulo, levando o Jornal Nacional a noticiar o evento como parte das celebrações da cidade, distorcendo a essência do movimento pela democracia. A distorção na narrativa evidencia a complexa relação entre a imprensa e os movimentos de resistência durante um período crucial da história brasileira. Hoje, ao relembrar esse episódio, é fundamental reconhecer o papel desempenhado pelos cidadãos na luta pela democracia e questionar a imparcialidade da mídia em momentos decisivos para o destino de uma nação.

Crescimento vertiginoso e turbulento

Antes do comício da Praça da Sé, os esforços pela redemocratização enfrentaram obstáculos, com a verdadeira efervescência popular despontando com o apoio político crescente e o agravamento da situação econômica em 1984. A campanha Diretas Já! foi impulsionada pela proposta de emenda constitucional do deputado Dante de Oliveira, que visava substituir o sistema de eleição indireta instituído pelos militares. Os comícios, iniciados em março de 1983, reuniram líderes políticos, artistas, esportistas e representantes de diversos setores da sociedade.

Em 1982, a conquista da maioria na Câmara dos Deputados e a eleição de diversos governadores renovaram as esperanças da oposição no Brasil. No entanto, o Colégio Eleitoral e sua maioria governista representavam um obstáculo significativo para a chegada da oposição ao poder central. A solução seria a aprovação da emenda apresentada Dante de Oliveira que estava parada no Congresso Nacional.

A emenda das “diretas” necessitava de ⅔ dos votos no Congresso, e o PDS detinha quase metade da Câmara dos Deputados e maioria no Senado. Diante desse cenário, começou a ganhar força a ideia de um grande movimento cívico pela eleição direta. Em junho de 1983, o PMDB aprovou uma campanha nacional, e em 15 de junho realizou seu primeiro ato em Goiânia, surpreendendo os organizadores com a participação de cerca de 5 mil pessoas.

As coisas ainda estavam em fogo brando quando, por iniciativa do PT, em 27 de novembro realizou-se o primeiro comício em defesa das eleições diretas. Ocorreu na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, com a presença de 10 mil pessoas. Podia ter sido muito maior, não fosse o sectarismo do PT à época.

O comício, antecedido por uma grande manifestação em Curitiba, foi um divisor de águas na luta pela redemocratização do Brasil, enquanto a ditadura militar se aproximava dos 20 anos de existência. Antes do comício da Sé, as discussões sobre a volta da democracia eram frequentes, mas as divergências entre os partidos de oposição e o receio de um recrudescimento da ditadura impediam uma convergência clara. O PMDB queria uma participação limitada do PCdoB, enquanto o PT defendia sua exclusão, e seu líder, o deputado João Amazonas, foi impedido de discursar.

Dias depois do comício na Sé, na reunião de 30 de janeiro, além dos comunistas, foram excluídas a UNE e a UBES. Contra essa postura discriminatória se posicionaram PDT, PTB e grande parte das entidades populares, prevalecendo o veto do PT. Enquanto isso, o PCdoB defendia que, mesmo membros do PDS que defendessem as diretas eram bem-vindos. No curso da luta, formou-se um grupo pró-diretas no interior do próprio PDS, o que enfraquecia ainda mais a ditadura. Mas, em setembro, após intensa mobilização, a Comissão Nacional pela Legalidade do PCdoB foi finalmente incluída na Coordenação da Campanha Pró-Diretas, agregando a força da bandeira da foice e o martelo.

Após o ato na Praça da Sé, a campanha adquiriu nova qualidade e novo ritmo. Houve uma monumental passeata no Rio de Janeiro, dia 16 de fevereiro, e, em 21 de março, na mesma cidade, a multidão foi calculada em mais de 250 mil pessoas. O ápice da campanha ocorreu em 10 de abril, quando 1,2 milhão de pessoas se reuniram no Rio de Janeiro para pedir diretas. A presença massiva da população nas ruas tornou-se uma marca histórica, e comícios semelhantes ocorreram em diversas cidades do país.

A campanha continuou seu crescimento vertiginoso. Em 16 de abril cerca de 1,5 milhão de pessoas lotou o Vale do Anhangabaú, na cidade de São Paulo. Contudo, somente tiveram a palavra os governadores, os presidentes dos partidos legais e alguns artistas mais renomados. O delegado Romeu Tuma, da polícia federal, escreveu em seu relatório: “a massa de pessoas, que ocupou um espaço físico muito grande, é uma clara demonstração da capacidade de mobilização do Partido dos Trabalhadores e do Partido Comunista do Brasil (…). O verde do vale do Anhangabaú foi coberto pelo vermelho das bandeiras dos partidos de esquerda”.

O governo não permitiu que a votação da emenda das diretas fosse transmitida ao vivo, e decretou que não haveria manifestações no Distrito Federal. Apesar disso, foram colocados placares nas praças públicas com o nome de todos os congressistas para acompanhar o posicionamento de cada um deles ao longo da votação. O truculento general Newton Cruz foi visto furioso e dando chicotas em carros que promoviam um buzinaço em Brasília.

Após a derrota envergonhada e frustrante da emenda, o governo intensificou a repressão, mesmo sabendo que se tratava de uma vitória de pirro e que seu fim estava próximo. Houve a invasão da redação da Tribuna Operária, jornal do PCdoB, indiciando dirigentes comunistas na Lei de Segurança Nacional.

A oposição enfrentou dilemas sobre o próximo passo, com debates sobre a participação ou não no Colégio Eleitoral, conforme os militares tentavam sobreviver impondo nova eleição para 1988. Houve tentativas de conciliação e defesa da retomada da campanha pelas Diretas Já. Em meio a negociações e disputas internas na oposição, a importância da mobilização popular e a possibilidade de um candidato único das oposições se impôs. Tancredo Neves se declara o candidato tanto nas diretas como nas indiretas.

Apesar da derrota da emenda Dante de Oliveira em abril de 1984, o comício na Praça da Sé consolidou-se como um marco na história brasileira. Lideranças capitalizaram a força da mobilização para pressionar o colégio eleitoral a encerrar a ditadura, sinalizando o início de uma transformação rumo à democracia no Brasil. Essa conquista histórica, no entanto, mais uma vez não recebeu a devida ênfase nas reportagens da Rede Globo.

Com personalidades como Tancredo Neves, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva no palanque, representando diversas correntes políticas, ficou claro que a redemocratização era irreversível. As Diretas Já! pavimentaram o caminho para o fim da ditadura e a instauração de um regime democrático.

O episódio é entendido como a culminância de um processo social que tomou conta do país, transformando a população brasileira em protagonista do processo de transição democrática. As Diretas Já e as greves de operários nos anos 1979 e 1980 são dois dos pilares fundamentais para a redemocratização do Brasil.

O povo não é bobo

Antes do comício da Praça da Sé, a cobertura da Rede Globo relegava os comícios das Diretas Já! a segundo plano, não reconhecendo a força crescente por trás dessa demanda popular. Foi a partir da campanha das Diretas-Já que teve início a utilização, pelos diversos movimentos populares, do bordão “O povo não é bobo. Abaixo a Rede Globo”.

No entanto, a cobertura da emissora sobre o comício na Praça da Sé, em 25 de janeiro de 1984, apresentou uma perspectiva distorcida. Ao noticiar o evento, a emissora, cuja trajetória esteve vinculada à ditadura civil-militar, inicialmente o tratou como parte das celebrações do aniversário de São Paulo, minimizando a importância do movimento Diretas Já!. Essa abordagem obscureceu a grandiosidade do comício e evidenciou a resistência da emissora em reconhecer a força do anseio popular por democracia.

A Rede Globo minimizou o papel fundamental desempenhado por lideranças políticas e populares, incluindo governadores como Leonel Brizola e Franco Montoro, além do presidente do Partido dos Trabalhadores, Luiz Inácio Lula da Silva. Ao não destacar adequadamente essas figuras e suas contribuições, a cobertura da emissora contribuiu para uma narrativa distorcida do evento.

Reportagem do Fantástico sobre o assunto falava apenas em comemorações do aniversário de São Paulo. Omissões semelhantes aconteceram em relação a outros comícios pelas Diretas-Já em cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador.

Em 2005, de acordo com entrevista do ex-vice-presidente das Organizações Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, foi o próprio Roberto Marinho quem determinou a censura ao comício. Segundo Boni, àquela altura “o doutor Roberto não queria que se falasse em Diretas-Já” e decidiu que o evento da Praça da Sé fosse transmitido “sem nenhuma participação de nenhum dos discursantes”. Para Boni, aliás, no caso das Diretas-Já houve uma censura dupla na Globo: “Primeiro, uma censura da censura; depois, uma censura do doutor Roberto”.

A versão de Boni é diferente da que aparece no livro Jornal Nacional – A Notícia Faz História, publicado pela Jorge Zahar em 2004, e que representa a versão da própria Globo para a história de seu jornalismo. O texto não faz referência alguma a uma intervenção direta de censura por parte de Roberto Marinho, reescrevendo a própria história.

Somente em 2015, durante o Jornal Nacional, o jornalista William Bonner reconheceu que a maneira como a Globo noticiou o comício foi um erro. Esse reconhecimento tardio ressalta a resistência inicial da emissora em abraçar o movimento democrático e destaca a importância de uma imprensa comprometida com a verdade histórica.

Canal contra a democracia

Em meados de 1950, Roberto Marinho era apenas um entre os vários empresários da comunicação no país, sendo que o magnata atendia pelo nome de Assis Chateaubriand e detinha a maior cadeia de jornais, rádios e duas emissoras nascentes de televisão. Mas a rádio líder absoluta de audiência e mais querida do Brasil era a Nacional, do Rio de Janeiro, de propriedade do governo federal.

O sucesso da Nacional era tamanho que animou seus dirigentes a solicitar que o então presidente da República lhe concedesse um canal de TV. O presidente da República era Juscelino Kubitschek, que considerou justa a reivindicação, uma decorrência natural da liderança da emissora. Os meses se passaram e Juscelino ”esqueceu-se” da promessa.

No final de 1957, para surpresa da direção da Rádio Nacional, o canal 4 que lhes fora prometido acabou concedido para a inexpressiva Rádio Globo, de Roberto Marinho. A decisão foi condicionada por pressões diretas de Chateaubriand, que temia que a Rádio Nacional se tornasse um obstáculo para seus negócios. Neste contexto, o canal ir para Roberto Marinho era um mal menor.

O Brasil perdeu assim a chance histórica de ter, no nascedouro, duas modalidades de televisão: a comercial, representada pelas emissoras de Chateaubriand, e a estatal voltada para o interesse público como seria a da Rádio Nacional.

Ao contrário da Rádio Nacional, que dispunha de todas as condições para colocar no ar sua emissora de TV, a de Roberto Marinho precisou de capital internacional, para uma operação tímida a partir de 26 de abril de 1965 com fracasso de audiência.

Em junho de 1962, Marinho passou a ser apoiado com milhões de dólares, num episódio fartamente documentado por Daniel Herz, em sua obra já clássica A história secreta da Rede Globo (1995), que prova que Roberto Marinho e o grupo Time-Life contraíram um vínculo institucional de tal monta que os tornou sócios, o que era vedado pela Constituição brasileira. O feitiço virou contra o feiticeiro e Chateaubriand passou a ser o maior crítico da “uma ofensiva externa contra os competidores internos”.

Uma CPI descobriu a ilegalidade, mas, ao invés de sair penalizada do episódio, a Globo foi duplamente beneficiada: Roberto Marinho ficou com o controle total da emissora e os militares, então no poder, não tomaram qualquer providência contra ela. Durante quase 20 anos, TV Globo e governos militares viveram uma espécie de simbiose. Os militares, satisfeitos por verem nas telas da Globo apenas imagens e textos elogiosos ao “país que vai para a frente”, retribuíam com mais e mais benesses e privilégios para a emissora.

A partir de dezembro de 1968, com a edição do AI-5, o país mergulhou no “golpe dentro do golpe”, com prisão e perseguição a todos os considerados inimigos e adversários do regime e a adoção de censura prévia aos veículos de comunicação. A TV Globo enfrentou alguns casos de censura oficial em suas telenovelas, mas o que prevaleceu na emissora foi o apoio incondicional de sua direção aos militares no poder e a autocensura por parte da maioria de seus funcionários.

Ainda hoje não falta quem se recorde de situações patéticas em que o então apresentador do Jornal Nacional, Cid Moreira, mostrava aos milhares de telespectadores brasileiros cenas de um país que se constituía “em verdadeira ilha de tranquilidade”, enquanto centenas de militantes de esquerda eram perseguidos, presos, torturados ou mortos nas prisões da ditadura. Some-se a isso que a TV Globo sempre se esmerou em criminalizar quaisquer movimentos populares.

Durante a ditadura, um decreto criando as TVs Educativas, preocupadas em contribuir para a redução do analfabetismo, também foram muito combatidas por Roberto. O decreto-lei nº 236, de março de 1967, se, por um lado, formalizava a existência das emissoras educativas, mas as obrigava a transmitir apenas “aulas, conferências, palestras e debates”, proibindo propaganda ou patrocínio a seus programas. Traduzindo: as TVs Educativas estavam condenadas à programação monótona e à falta crônica de recursos.

Enquanto isso, a Globo experimentava crescimento sem precedentes. Crescimento que contribuiu para cristalizar, em parcela da população brasileira, a convicção de que a emissora de Roberto Marinho era sinônimo de qualidade. Outro escândalo envolvendo a Globo e os Marinhos, foi o dos telecursos, que tentava abocanhar parte do recurso que deveria ir para as TV educativas.

O caso Proconsult foi uma tentativa de fraude nas eleições de 1982 para impossibilitar a vitória de Leonel Brizola. Consistia em um sistema informatizado de apuração dos votos, feito pela empresa Proconsult, associada a antigos colaboradores do regime militar. A fraude consistia em transferir votos nulos ou em branco para Moreira Franco, do PDS.

A fraude foi extensamente denunciada pelo Jornal do Brasil, na época o principal concorrente de O Globo. A TV Globo defendeu-se argumentando que não havia contratado a Proconsult e que baseava a totalização dos votos daquela eleição na totalização própria que O Globo estava fazendo.

Em 1994, o âncora do JN, Cid Moreira, foi obrigado pela justiça a incorporar Leonel Brizola, então governador do Rio de Janeiro, no mais célebre e então inédito direito de resposta na emissora. O constrangido Cid Moreira leu um texto de 440 palavras que a Justiça obrigou a TV Globo a divulgar em seu telejornal mais nobre.

Com informações de artigos de Augusto Buonicore e Angela Carrato em grabois.org.br.

Autor