Bolsonaro é indiciado pela PF no caso da carteira de vacinação falsificada

PF indiciou outras 15 pessoas, inclusive o ex-ajudante de ordem Mauro Cid. Agentes apontam que houve crime pelo uso indevido de uma documentação falsa antes da fuga para os EUA

Foto: Isac Nobrega/PR

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal (PF) por falsificação na carteira de vacinação. Agora, o processo segue para o Ministério Público, que decide se apresenta denúncia à Justiça ou arquiva a apuração. PF aponta que houve crime pelo uso indevido de uma documentação falsa.

Além de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid e mais 15 pessoas, inclusive o deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ), também foram indiciados no mesmo processo. O caso no STF está sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes. A PF enviou o indiciamento ontem para o Supremo Tribunal Federal.

As investigações da PF dão conta de que certificados de vacinação contra Covid-19 foram emitidos pelo usuário do ex-presidente no aplicativo ConecteSUS. Segundo os agentes, um dos documentos foi emitido um dia após a inserção de dados supostamente falsos no sistema.

Um outro certificado também foi emitido da conta da filha caçula de Bolsonaro no aplicativo, no dia 27 de dezembro, em inglês. No dia seguinte, ela embarcou para os Estados Unidos, para onde o pai seguiu dois dias depois.

Veja as 17 pessoas indiciadas pela PF:

Ailton Gonçalves Barros
Camila Paulino Alves Soares
Célia Serrano da Silva
Cláudia Helena Acosta Rodrigues da Silva
Eduardo Crespo Alves
Farley Vinicius Alcântara
Gabriel Santiago Ribeiro Cid
Gutemberg Reis de Oliveira
Jair Messias Bolsonaro
João Carlos de Sousa Brecha
Luis Marcos dos Reis
Marcelo Costa Câmara
Marcelo Fernandes Holanda
Mauro Cesar Barbosa Cid
Max Guilherme Machado
Paulo Sérgio Da Costa Ferreira
Sérgio Rocha Cordeiro

Autor