Senador bolsonarista pode ser cassado por apoio ilegal de dono da Havan

Julgamento no TSE, que estava suspenso, recomeça nesta terça (16) e pode resultar na perda do mandato e inelegibilidade de Jorge Seif (PL-SC) por abuso de poder econômico

Seif entre Bolsonaro e Hang. Foto: divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma, nesta terça-feira (16), o julgamento do senador bolsonarista Jorge Seif Júnior (PL-SC), por abuso de poder econômico. Se condenado, ele poderá ser cassado e ficar inelegível. Também são réus os suplentes Hermes Artur Klann e Adrian Rogers Censi. O caso envolve o dono da Havan, Luciano Hang. 

De acordo com a acusação, o parlamentar teria se beneficiado pelo apoio tanto de Hang como de Almir Manoel Atanázio dos Santos, presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados da cidade de São João Batista, durante a eleição de 2022. 

Leia também: Luciano Hang é condenado a pagar R$ 85 mi por assédio eleitoral

No caso da Havan, o então candidato ao Senado teria tido como vantagem o uso da estrutura da rede em sua campanha. Já em relação ao dirigente da entidade patronal, teria havido financiamento indevido de propaganda eleitoral. 

Se decidir apenas pela cassação de Seif, um de seus suplementes assume; outra possibilidade é que a chapa seja cassada e neste caso, haveria nova eleição. Se for inocentado, o processo é arquivado. 

O julgamento foi suspenso no dia 4 de abril após a leitura do relatório pelo ministro Floriano de Azevedo Marques, a exposição de sustentações orais e a apresentação do parecer do Ministério Público Eleitoral. A retomada acontece em sessão que tem início às 19h.

A peça em análise é um recurso da coligação Bora Trabalhar (PSD, Patriota e União Brasil) em relação à decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), que considerou improcedente a ação contra Seif.

O Ministério Público Eleitoral (MPE), por sua vez, defendeu a procedência da ação junto ao TSE. Segundo o órgão, houve “uma simbiose no tratamento de marketing e de uso de bens empresariais entre Luciano Hang empresário e Luciano Hang cidadão”.

Em 2023, o mandato do prefeito de Brusque (SC), Ari Vequi (MDB), foi cassado também por conta do apoio de Hang — no julgamento, o empresário foi considerado inelegível.

Com agências

(PL)

Autor