Fevereiro registra alta de 0,40% na atividade econômica, indica Banco Central

Banco Central divulgou o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), conhecido como a “prévia do PIB”, que marca a quarta alta consecutiva

Imagem: Agência Brasil/Site do PT

O Banco Central divulgou, nesta quarta-feira (17), o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), também chamado de “prévia do PIB (Produto Interno Bruto)” com um importante indicativo: alta de 0,40% no mês de fevereiro.

O resultado do mês em comparação com fevereiro de 2023 mostra um crescimento de 2,59%. No acumulado de 12 meses o avanço é de 2,34%. São quatro altas consecutivas, desde novembro.

Fonte: FGV/IBre

O resultado de janeiro, antes estimado em 0,60%, foi corrigido para 0,52%. Assim, o índice mostra leve desaceleração, mas fica acima das projeções que o mercado estipulava.

‘Termômetro’

Os resultados captados pelo IBC-Br são um termômetro da atividade econômica, uma vez que captam dados da produção da indústria, serviços, agropecuária e impostos sobre a produção. Com isso, consegue apontar o quanto o trabalho, o consumo e a movimentação de dinheiro estão em alta, identificando também possíveis ciclos inflacionários conforme a alta demanda.

Leia mais: Boletim Focus do BC prevê alta do PIB e menos inflação em 2024

A previsão do governo para o PIB este ano é de 2,2%, enquanto as previsões do mercado estão em 1,95% (Boletim Focus).

Em 2023, o Brasil ficou com crescimento de 2,9%, surpreendendo positivamente o mercado, que no primeiro Boletim Focus daquele ano (de 13 de janeiro de 2023), apontava que o crescimento seria de 0,77%. Ao longo dos meses as correções sobre como o PIB fecharia o ano foram constantes. Com as altas do IBC-Br este mesmo movimento pode ocorrer em 2024.