TRE-RJ retoma julgamento do pedido de cassação de Cláudio Castro

Vice-governador e presidente da Alerj também estão na mira da Justiça Eleitoral. Relator votou pela cassação de toda linha sucessória

Foto: Rafael Campos/ Governo do RJ

O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) retoma nesta quinta (23) o julgamento que analisa o pedido de cassação do mandato do governador Cláudio Castro (PL) por suposto abuso de poder político e econômico e por irregularidade em folhas de pagamento da Fundação Ceperj e da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), em 2022.

Além do governador fluminense, o vice-governador Thiago Pampolha (MDB), o presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), o deputado estadual Rodrigo Bacellar (PL), outros três deputados, um estadual e dois federais, são alvos da ação no tribunal.

Na última sexta (17), o desembargador Peterson Barroso Simão, relator dos processos que investigam possíveis desvios no Ceperj e na Uerj, votou pela cassação dos mandatos de Castro e do presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar.

Em seguida, o julgamento foi adiado após o pedido de vista do desembargador Marcello Granado.A sessão desta quinta será reiniciada pelo presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira.

Porém, o primeiro a declarar seu voto será o desembargador Marcello Granado, que teve seis dias para avaliar todo o processo, após pedir vista na última sexta.

Em seguida, os outros cinco desembargadores eleitorais vão ser chamados a votar, nesta ordem: Daniela Bandeira de Freitas; Gerardo Carnevale Ney da Silva; Fernando Marques de Campos Cabral Filho; Kátia Valverde Junqueira; e, por fim, o presidente da Corte, desembargador Henrique Figueira.

Autor