Rio de Janeiro supera paris em dias de filmagem e se firma como polo global

Com mais de 7.885 diárias de filmagem em 2023, o Rio se destaca no cenário internacional, atraindo grandes produções e fortalecendo a indústria audiovisual local.

Cidade maravilhosa consolida sua posição como destino cinematográfico global | Foto: reprodução/National Geographic PT

Em 2023, a cidade do Rio de Janeiro superou Paris em número de dias de filmagem, registrando 7.885 diárias, enquanto a capital francesa contabilizou 7.400. Este marco destaca o crescimento do Rio como um dos principais polos de produção audiovisual do mundo.

Segundo a Rio Film Commission, departamento da RioFilme, a cidade atendeu a 26 produções internacionais que totalizaram 258 diárias de filmagem. Los Angeles, a maior “fábrica” de filmes do mundo, liderou com 24.873 diárias, seguida por Madrid (11.133) e Cidade do México (7.876). Entre as cidades brasileiras, o Rio também superou São Paulo, que registrou 4.895 diárias.

O incentivo de cash rebate, criado pela RioFilme em 2022, foi crucial para atrair produções internacionais e nacionais. Esse mecanismo permite que as produções recuperem até 35% dos valores investidos na cidade, resultando em uma economia significativa para as produtoras. A campanha atraiu grandes projetos, como “Godzilla e Kong: O Novo Império”, que filmou em 35 sets espalhados pela cidade, e a série “Yo Soy Glória Trevi”, da Televisa.

Em 2023, os Estados Unidos, França, Áustria, México, Japão, Índia, Equador, Cazaquistão, Canadá e Austrália foram os países que mais filmaram no Rio. As locações preferidas incluíram a Avenida Atlântica, a Avenida Francisco Bhering (Ipanema) e a Praia do Flamengo.

Streaming e produções nacionais

Entre as produções nacionais, o sucesso de bilheteria “Minha Irmã e Eu”, de Susana Garcia, e a aguardada continuação de “O Auto da Compadecida 2” utilizaram o cash rebate para suas filmagens no Rio. A série “Dom” da Amazon Prime e a série “Toda Família Tem” também se beneficiaram desse incentivo.

As plataformas de streaming também têm sido assíduas em filmar no Rio. A Globoplay liderou com 1.261 diárias de filmagem para 23 projetos, seguida por Star+, Netflix, Max e Amazon. Entre as produtoras cariocas, a Globo foi a maior solicitante de autorizações de filmagem, seguida por Porta dos Fundos e Conspiração.

A ‘cidade maravilhosa’ também foi escolhido para gravação de videoclipes de artistas como Ludmilla, Lexa, Dennis DJ, Mc Cabelinho, Tiago Iorc e Ed Sheeran. As locações mais populares para videoclipes incluíram a orla de Botafogo, o Aterro do Flamengo e a Rua dos Arcos, na Lapa.

Locais favoritos

Os dados da Rio Film Commission revelam que os endereços mais procurados para filmagens internacionais estão na orla carioca, com destaque para a Avenida Atlântica, Avenida Francisco Bhering (Ipanema) e Praia do Flamengo. Entre os bairros mais filmados, destacam-se o Centro, Flamengo e Marechal Hermes.

Em 2023, as unidades de conservação da cidade, como Copacabana, Leme, Grumari, Ipanema, Parque do Flamengo, Quinta da Boa Vista, Praça Mauá e Largo das Neves, também foram cenários preferidos para diversas produções. Com um cenário tão diversificado e um incentivo financeiro atrativo, o Rio de Janeiro se consolida cada vez mais como uma potência cinematográfica global, atraindo produções de todos os cantos do mundo e reafirmando sua vocação como a capital brasileira do cinema.

__
Fonte: prefeitura.rio

Autor