PCdoB elege dois prefeitos e 63 vereadores no Maranhão
Além das duas cidade em que o partido elegeu prefeitos, Pedro do Rosário e Santo Amaro do Maranhão, o PCdoB elegeu vereadores em 40 cidades do estado nordestino
Publicado 07/10/2024 14:53 | Editado 07/10/2024 15:40
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) elegeu dois prefeitos e 63 vereadores no Maranhão, neste domingo (6) de eleições municipais por todo o Brasil . Em São Luís, o partido reelegeu Astro de Ogum para a Câmara dos Vereadores, enquanto em Pedro do Rosário, na baixada maranhense, Toca Serra (PcdoB) foi reeleito prefeito junto com sete candidatos a vereadores das 11 cadeiras da Câmara da cidade.
Dentre os 63 parlamentares, 15 são mulheres, o que representa cerca de 23,8% de todos os eleitos no Maranhão. Ao todo, o partido elegeu parlamentares em 40 cidades do Estado, obtendo mais de 120 mil votos.
Na cidade de Pedro do Rosário, o atual prefeito Toca Serra foi reconduzido à prefeitura com 66,70% dos votos válidos, vencendo Ronny de Arnold (PL), ante os 33,20% de Ronny Arnold. Toca Serra obteve 9.947 dos votos, enquanto Arnold somou 4.952.
Serra terá um importante auxílio da Câmara dos Vereadores da cidade, que viu seis candidatos do PCdoB serem eleitos para o legislativo. A Casa possui 11 assentos. Dayse de Pepeta, Lucivaldo Barros, Magno Jardel, Neto de Piolho, Nivaldo Ramos e Júnior de Tiago.
Em Santo Amaro do Maranhão, o candidato à reeleição Leandro Moura (PCdoB) obteve 53,86% e venceu Luziane (Republicanos), que recebeu 46,14% dos votos válidos. Com o resultado Leandro Moura ficará a frente do executivo da cidade até 2028.
Em Mata Roma, município localizado ao leste do Estado, o PCdoB também elegeu a maioria parlamentar com seis vereadores eleitos dentre as 11 cadeiras. João da Chaguinha, Mateus Marinho, Professora Remédios, Fernando Boa Sorte, Laura Zuque e Josi Garreto serão diplomados vereadores da cidade a partir do dia 1º de janeiro de 2025.
Já na capital Maranhense, o partido reconduziu o vereador Astro de Ogum para a Câmara de São Luís. O atual vereador teve 8.604 votos e terá um sétimo mandato para a Casa legislativa da cidade.
Leia também: São Luís (MA) reelege Braide (PSD) no primeiro turno