Segundo voo de resgate de brasileiros no Líbano chega ao Brasil

Governo federal realiza segunda etapa da operação “Raízes do Cedro” que pretende repatriar 3 mil brasileiros em meio a guerra perpetrada por Israel no Oriente Médio

A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou na Base Aérea de Guarulhos nesta terça (8) com 227 passageiros a bordo resgatados do conflito no Líbano. Este é o segundo voo da operação “Raízes do Cedro”, empregada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para repatriar brasileiros e seus familiares que desejam deixar a área conflagrada pela guerra.

Entre os passageiros resgatados nesta etapa, estão 49 crianças, sendo 7 de colo. O avião realizou uma escala em Lisboa, Portugal, para reabastecimento e seguiu para Guarulhos.

O primeiro grupo chegou ao país no domingo (6) e foi recepcionado pelo presidente Lula. Na ocasião, Lula fez um breve discurso após receber os repatriados. Nele, acusou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, de usar a guerra no Oriente Médio para permanecer no poder e se vingar dos palestinos.

Com o fim da segunda etapa, o governo federal já resgatou 456 pessoas, entre brasileiros e familiares próximos. Estimativa do ministério das Relações Exteriores dá conta de que cerca de 3 mil brasileiros devem deixar o Líbano em razão do conflito entre Israel e o grupo Hezbollah.

Esse número, porém, pode ser alterado com o passar dos dias. De acordo com o Itamaraty, a comunidade brasileira no Líbano é formada por cerca de 20 mil pessoas e é a maior nos países da região, à frente de Israel (14 mil), Emirados Árabes Unidos (9,6 mil) e Jordânia (3 mil), por exemplo.

Em três semanas de bombardeios de Israel no Líbano, mais de 2 mil pessoas já foram mortas, inclusive dois cidadãos brasileiros.

Leia também: Lula recebe brasileiros repatriados do Líbano

Autor