Ana Prestes analisa impacto global da vitória de Donald Trump

Análise feita ao Entrelinhas Vermelhas reforça América Latina como campo de disputas globais, com os EUA pressionando governos progressistas e reforçando alianças conservadoras

Entrelinhas Vermelhas | Imagem: reprodução

As eleições presidenciais dos Estados Unidos trouxeram resultados que surpreenderam especialistas e o público em geral. Donald Trump, contrariando as pesquisas que previam uma disputa acirrada e longa, conquistou uma vitória ampla, decidida em poucas horas após o fechamento das urnas. O cenário, analisado por Ana Prestes, cientista política e Secretária de Relações Internacionais do PCdoB, no programa Entrelinhas Vermelhas, revela implicações e economias significativas para o mundo, especialmente América Latina e Brasil.

A substituição de Joe Biden por Kamala Harris como candidata democrata gerou expectativas positivas dentro do partido, com uma base eleitoral energizada. No entanto, a força da campanha republicana, focada em temas econômicos, como a alta inflação e o aumento do custo de vida, mostrou-se mais eficaz. Trump consolidou vitórias decisivas em estados-pêndulo, garantindo tanto o voto popular quanto o colégio eleitoral.

Leia também: Cresce risco de politização das Forças Armadas dos EUA com nomeação de Trump

Para Ana Prestes, a capacidade de Trump de captar o voto de trabalhadores e imigrantes, mesmo com sua retórica anti-imigração, foi essencial. Segundo ela, “eles foram lá e deram voto para ele no sentido de com ele nós vamos ter mais segurança econômica, ele vai proteger as nossas fronteiras (…) eles acreditavam mesmo que iam conseguir vencer”.

Política externa

A vitória republicana também reforçou a extrema-direita global, sendo celebrada por líderes como Javier Milei, na Argentina, e Benjamin Netanyahu, em Israel. Para Prestes, esse resultado valida discursos ultraconservadores contra pautas progressistas, como a legalização do aborto e o combate às mudanças climáticas. Além disso, a relação dos EUA com a China deve ser marcada por tensões comerciais mais intensas, com Trump priorizando uma política protecionista e a guerra econômica. “Trump vai fazer uma guerra comercial contra a China e contra todos que comercializam em outra moeda que não o dólar”, observou Prestes, destacando o impacto dessas decisões no cenário internacional.

Efeitos na América Latina

Ana Prestes também avaliou como o governo Trump pode influenciar o cenário global e as relações com o Brasil. Com Marco Rubio cotado para secretário de Estado, o esforço pode aumentar, especialmente considerando suas críticas ao governo Lula. Contudo, Ana pondera: “o presidente Lula é muito hábil e negociador” e que apesar das provocações retóricas, “são muitas relações comerciais. O Brasil é um grande parceiro comercial dos Estados Unidos” isso tende a equilibrar possíveis atritos.

Leia também: Lula é categórico sobre Trump: “o que prevalece é o interesse do Estado”

Já na Argentina, com o avanço de Milei e a atenção especial do Comando Sul dos EUA, pode se tornar um ponto estratégico. “Então eles podem transformar a Argentina nessa base que por muito tempo foi a Colômbia aqui na América do Sul; eles podem tentar resgatar a Colômbia e investir na Argentina”, afirmou Ana.

Ana também destacou que o novo governo Trump tende a intensificar avaliações e embargos contra países como Cuba e Venezuela. “Ele nunca vai tirar Cuba da lista de países patrocinadores do terrorismo que é algo que tem atrapalhado bastante. Então acho que eles vão ser bem duros com Cuba, com Nicarágua, com Venezuela, Marco Rubio ele é bem esse perfil”, afirmou.

Leia também: A manhã seguinte: uma análise marxista da vitória de Trump

A vitória de Trump, para além de seus desdobramentos, representa uma reafirmação de políticas conservadoras e protecionistas, com potencial para reconfigurar alianças internacionais e ampliar polarizações. Na análise feita por Ana Prestes, o mundo observará, mais uma vez, os desdobramentos de uma política externa imprevisível e as implicações para o equilíbrio global.

Assista ao episódio completo abaixo. O programa Entrelinhas Vermelhas, apresentado por Guiomar Prates, vai ao ar todas as quintas-feiras, às 17h no Youtube.

Autor