Comunista paraense, Panzera é eleito presidente da ABIO
Segundo ele, esse é um reconhecimento do protagonismo do Pará e da Imprensa Oficial do Estado na vanguarda da modernização da comunicação pública no Brasil.
Publicado 29/03/2025 09:58 | Editado 30/03/2025 13:37

Membro do Comitê Central e presidente estadual do PCdoB no Pará, Jorge Panzera é eleito presidente da Associação Brasileira das Imprensas Oficiais – ABIO. A eleição ocorreu na manhã de quinta-feira (27) no 30° encontro da entidade, em sua Assembleia Geral Ordinária, encontro sediado na capital paraense nos dias 27 e 28 de março.
Segundo Panzera, esse é um reconhecimento do protagonismo do Pará e da Imprensa Oficial do Estado na vanguarda da modernização da comunicação pública no Brasil.
“Reafirmo o compromisso com a transparência, inovação e sustentabilidade! Vamos juntos levar a experiência bem-sucedida do Pará a outras imprensas do país”, frisou Panzera.
COP30 e sustentabilidade
A reunião da ABIO teve como objetivo articular e fortalecer a integração entre as imprensas oficiais do Brasil, debater os desafios da comunicação pública e promover a modernização dos serviços de divulgação dos atos governamentais. Em um ano marcado pela COP30, o evento ganhou ainda mais relevância, já que a sustentabilidade e a redução de impactos ambientais foram temas transversais nas discussões.
O encontro ocorreu em um momento em que a capital paraense está no centro das discussões globais sobre mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável e transparência governamental. O mundo está de olho na Amazônia e Belém será protagonista e palco do debate climático e temas como desenvolvimento sustentável.
“Estamos em um momento crucial para repensar como as instituições públicas podem contribuir para uma gestão mais sustentável. A Imprensa Oficial tem um papel fundamental nesse processo, garantindo que a informação chegue à sociedade de forma ágil e responsável”, destacou Jorge Panzera”
180 livros em 6 anos
Atualmente, Jorge Panzera preside a Imprensa Oficial do Estado do Pará, e vem desenvolvendo um trabalho de destaque na gestão pública. Hoje a Ioepa conta com serviços de publicação dos atos governamentais no Diário Oficial do Estado; Certificação Digital e Impressão Gráfica.
Ainda conta com uma política pública voltada para o fortalecimento do livro e da leitura através de sua editora pública que homenageia o escritor comunista paraense “Dalcídio Jurandir” contemporâneo de João Amazonas, e foi um dos precursores do modernismo no Brasil.
A Editora Pública Dalcídio Jurandir da Ioepa já produziu e publicou mais de 180 livros em 6 anos de existência, uma inovação dos comunistas à frente da imprensa oficial do estado e vem valorizando as produções cientificas através de parcerias com as universidades do estado, a recuperação da memória e da história dos autores paraenses que contribuíram para o fortalecimento da literatura brasileira.
O trabalho dos comunistas a frente da Ioepa também se destaca através do projeto chamado “Portal do Conhecimento” que recupera livros usados e doa para bibliotecas comunitárias de todo Estado do Pará. Com todo esse trabalho desenvolvido fez de Panzera um referencial na gestão e inovação da comunicação pública.

Com informações da Secretaria de Comunicação do PCdoB – Pará