Liberais vencem no Canadá com a promessa de combate às ameaças de Trump

Presidente Lula parabeniza o primeiro-ministro Mark Carney pela vitória do Partido Liberal, que conseguiu uma reviravolta no quadro político ao se contrapor às medidas dos EUA

Foto: Mark Carney/Facebook

O Partido Liberal (centro-esquerda) venceu as eleições parlamentares no Canadá. Na noite de segunda (28) projeções já davam conta da vitória. Com isso, o atual primeiro-ministro Mark Carney, líder do partido, permanecerá no cargo que assumiu após a renúncia de Justin Trudeau.

Este será o quarto mandato seguido conquistado pelo partido. Ainda faltam votos a serem contados, mas o indicativo é de que o Partido Liberal ficará com 168 cadeiras parlamentares, e o Partido Conservador, com 144. A maioria absoluta para formar um governo sem precisar de apoio de outros partidos é de 172 parlamentares.

Portanto, por muito pouco os liberais não conseguiram sozinhos ter a maioria e agora devem depender de alguma aliança com os demais partidos: Bloc Québécois (Bloco Quebequense), NDP (Novo Partido Democrático) e o Partido Verde.

Leia mais: Canadá e México reagem a Trump e anunciam medidas de retaliação

Até o final do ano passado uma vitória do partido de Carney, ex-banqueiro responsável pelos bancos centrais do Canadá e da Inglaterra, era considerada improvável em eventual pleito que veio a ser realizado, dado o desgaste sofrido por Trudeau que culminou na sua saída.

No entanto, houve uma reviravolta política com o retorno de Donald Trump ao poder nos Estados Unidos, o que mexeu no tabuleiro canadense, e permitiu que um discurso contra as taxações do vizinho renovasse o ânimo dos eleitores do partido para impedir que o conservador Pierre Poilievre vencesse.

No seu primeiro discurso já com os resultados, Carney dirigiu palavras contra as medidas de Trump. Ele disse que o norte-americano quer quebrar o Canadá com sua política tarifária para concretizar seus planos expansionistas. O presidente dos EUA já chegou a dizer que o país vizinho será o 51º estado.

Em recado direto, o primeiro-ministro canadense disse sobre a bravata: “Isso nunca vai acontecer”. Já direcionado para a população fez um discurso de união ao dizer que seu governo será aberto para todos os partidos, territórios e sociedade, acabando com as divisões.

Lula parabeniza

Em nota publicada pelo Planalto, o presidente Lula parabenizou a vitória do Partido Liberal e do primeiro-ministro Mark Carney e falou em aprofundar o relacionamento com o país, incluindo um acordo com o Mercosul. Confira a seguir:

“Meus parabéns ao primeiro-ministro Mark Carney pela vitória do Partido Liberal nas eleições de ontem (28/5). O Brasil deseja um novo ciclo de prosperidade para o povo irmão do Canadá. Vamos trabalhar pelo fortalecimento das relações bilaterais e de nossas democracias. Queremos aprofundar nossa cooperação em áreas de interesse mútuo, como a promoção e a proteção dos direitos humanos e o combate à mudança do clima. Temos interesse em avançar nas negociações de um acordo comercial entre o Mercosul e o Canadá para diversificar e expandir nosso intercâmbio.”

Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República