Biografia de Lula é lançada na Feira Internacional do Livro de Pequim

A Xinhua, a agência oficial de notícias da China, diz que a publicação do livro é um importante resultado do intercâmbio cultural entre a China e o Brasil

(Foto: Divulgação/Yilin Press)

A versão chinesa da biografia autorizada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi lançada na Feira Internacional do Livro de Pequim (China). O livro Lula, Volume 1: Biografia, escrito por Fernando Morais, foi publicado no Brasil em 2021.

Segundo a Xinhua, a agência oficial de notícias da República Popular da China, a publicação do livro é um importante resultado do intercâmbio cultural entre a China e o Brasil.

Além do mais, oferece aos leitores chineses uma valiosa oportunidade de compreender melhor a política e a sociedade brasileiras, “bem como a vida lendária do presidente Lula.”

A obra foi traduzida pelo estudante de pós-graduação na Universidade de Pequim Tiago Li, que ficou supresso com o pedido para traduzir a biografia do presidente brasileiro. O estudante fez a tradução após seu intercâmbio de um semestre no Brasil.

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Para ele, interpretar as inspirações no livro e trazê-las para os leitores chineses foi uma tarefa árdua. Várias expressões na obra são típicas do Brasil e difíceis para chineses entender sem conhecimento básico sobre a sociedade brasileira.

“Tive que adicionar muitas notas e referências. Espero que esse livro incentive os leitores a conhecer melhor o Brasil e a drástica transformação que o país passou durante as últimas décadas”, disse Li.

“Mas em geral, acho que os leitores chineses podem apreciar o livro e saborear os altos e baixos na vida de Lula”, acrescentou.

A obra traz a trajetória do presidente Lula desde sua infância em uma família pobre, passando por sua carreira como metalúrgico e líder sindical, até se tornar o líder nacional do Brasil.

Por meio de inúmeras entrevistas e documentos históricos, o livro mostra como Lula conduziu o Brasil rumo à modernização e à justiça social.

De acordo com a Xinhua, os participantes da cerimônia de lançamento do livro consideraram a publicação da versão chinesa uma prática concreta sobre o intercâmbio e a aprendizagem mútua entre civilizações, demonstrando o papel ativo da indústria editorial chinesa na promoção do intercâmbio cultural internacional.

“No contexto de uma grande mudança sem precedentes, a China e o Brasil devem fortalecer ainda mais a cooperação e promover conjuntamente o desenvolvimento e a prosperidade dos países do Sul Global”, diz a agência.

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