Mutirão nacional do SUS fará mil cirurgias em um único dia
Ação envolve 45 hospitais universitários e promete agilizar mais de sete mil atendimentos, incluindo exames e consultas especializadas neste sábado (5)
Publicado 03/07/2025 12:14 | Editado 03/07/2025 12:23

Em uma mobilização inédita, 45 hospitais universitários de todas as regiões do país se unirão neste sábado (5) para realizar mais de mil cirurgias e ajudar a reduzir a fila de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa, chamada Mutirão Agora Tem Especialistas, também prevê 1.200 consultas e 5.500 exames, totalizando mais de sete mil atendimentos em um único dia.
“Vai ter uma ação em nível nacional de todos os hospitais universitários fazendo cirurgia no povo brasileiro para diminuir a fila das pessoas que esperam. Todos os hospitais universitários vão se dedicar para fazer cirurgias no povo brasileiro”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em entrevista nesta quarta-feira (2), ao Jornal da Manhã, da Rede Globo.
A medida é parte de um esforço maior do Governo Federal para destravar gargalos históricos do SUS, acentuados pela pandemia de Covid-19. Lançado em maio, o programa Agora Tem Especialistas permite ao Ministério da Saúde ampliar o uso da rede pública e também privada, com foco em exames, consultas e cirurgias eletivas.
Leia também:
Governo trocará dívidas de hospitais por atendimento a pacientes do SUS
SUS terá reforço de 3.500 especialistas
Governo lança programa para zerar fila de especialistas no SUS
“Estamos trabalhando agora num conjunto, inclusive com os hospitais particulares, para que a gente consiga fazer com que em menos de 30 dias a pessoa possa fazer os exames de que precisa. Se eu for ao médico e ele pedir um especialista, tem que ser imediato. Se ele pedir uma radiografia, tem que ser rápido. Precisamos garantir o especialista e a máquina para radiografia, ressonância, tomografia. O brasileiro tem que ter esse direito”, defendeu Lula.
O mutirão será coordenado em parceria com o Ministério da Educação e marca o ano de aniversário de 35 anos do SUS, um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, responsável por atender 100% da população brasileira, direta ou indiretamente. A rede hospitalar universitária tem papel estratégico na formação de especialistas e no atendimento de média e alta complexidade.
Farmácia Popular garante medicamentos gratuitos a milhões
Além do mutirão, o presidente destacou o fortalecimento de outro programa-chave: o Farmácia Popular. Desde fevereiro, o governo passou a oferecer 100% dos medicamentos e insumos gratuitamente, ampliando o acesso a tratamentos de doenças como hipertensão, diabetes, asma, osteoporose e Parkinson.
“Antigamente a pessoa morria com a receita em cima do criado, porque não podia comprar remédio. A gente começou a dar 41 remédios de graça no Farmácia Popular para que ninguém morra por falta de remédio”, frisou o presidente.
A expectativa do governo é que essa articulação entre União, hospitais e especialistas reduza significativamente o tempo de espera para procedimentos básicos e devolva à população o direito de acesso pleno e célere à saúde pública.