EUA fazem novas ameaças ao Irã

Os Estados Unidos não têm intenção alguma de fechar "um amplo acordo" com Teerã que inclua eventualmente seu reconhecimento ao “regime iraniano”, segundo declarações do embaixador ameri

Os iranianos "têm os dois pés no acelerador", afirmou o diplomata norte-americano em referência ao programa iraniano de enriquecimento de urânio. "A cada dia que passa o Irã ganha mais tempo para que continue aperfeiçoando seus esforços para conseguir a produção em massa" (de armas atômicas), disse ele, numa clara demosntração de que o regime de George W. Bush continuará com suas políticas de provocação ao governo do Irã.

Na entrevista, Bolton se mostra hostil em relação às negociações diplomáticas com Teerã com base na proposta apresentada pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (EUA, França, Reino Unido, China e Rússia) mais a Alemanha. "Seria um erro acreditar que essas negociações constituem o primeiro passo conducente a um amplo acordo (que inclua o reconhecimento do regime iraniano)", afirmou.

"Estamos tratando apenas do tema nuclear e queremos impedir que os iranianos desenvolvam um arsenal atômico", declara Bolton. O embaixador diz duvidar que os inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) consigam comprovar o caráter pacífico do programa nuclear iraniano. Além disso, se mostra a favor da imposição de sanções a Teerã.

Com agências