Prefeito Sanciona Lei que Estipula o Dia da Abolição da Escravatura na Cidade de Manaus.

Lei de autoria da Vereadora Lúcia Antony, do PCdoB, que estabelece o Dia da Abolição da escravatura na Cidade de Manaus, a segunda no país, no dia 24 de Maio de 1884, foi sancionada pelo Prefeito de Manaus Serafim Corrêa

Um relevante fato histórico foi resgatado pelo prefeito Serafim Corrêa ao sancionar, na semana passada, lei de autoria da vereadora Lucia Antony (PCdoB) que estabelece a data de 24 de maio como o Dia da Abolição da Escravatura na Cidade de Manaus.


A capital amazonense foi a segunda cidade no Brasil a abolir a escravidão, em 24 de maio de 1884, quatro anos antes da Princesa Isabel ter assinado a Lei Áurea, tendo a Província do Amazonas seguido o exemplo e concretizado a abolição em 10 de julho do mesmo ano. O estado do Ceará e do Rio Grande do Sul foram os outros dois estados brasileiros que se anteciparam à Lei Áurea.


''Embora a data tenha sido reconhecida no passado, inclusive dando nome a uma das ruas do centro da cidade, poucas pessoas conhecem o seu significado e a sua importância histórica. Devemos nos orgulhar pelo fato de nosso município ter se antecipado em combater a desigualdade racial'', destaca a vereadora Lucia Antony.


 


De Manaus,


Rosângela Alanís