Lula amplia vantagem sobre Alckmin também no Vox Populi
Atualizada às 20h
Agora é oficial. O Jornal da Band divulgou na noite desta quinta-feira (19) o resultado de uma nova pesquisa Vox Populi/Carta Capital que aponta uma diferença de 22 pontos percentuais a
Publicado 19/10/2006 16:36
Cada vez mais forte junto ao eleitorado pobre (70% a 22%, na pesquisa estimulada), Lula avança sobre os redutos de classe média alta (45% para ele, 47% para Geraldo Alckmin, ou seja, dentro da margem de erro) e melhora seu desempenho até mesmo no topo da pirâmide social (41% a 52%).
Esta é a mudança mais significativa que a pesquisa Carta Capital/Band/Vox Populi sintoniza, a dez dias do segundo turno da eleição presidencial.
Em todo o Brasil, o resultado da pesquisa estimulada dá 20 pontos de vantagem para o candidato à reeleição: 57% para Lula (ele tinha 51% na semana passada), 37% para Alckmin ( o tucano tinha 41% antes). Considerando somente os votos válidos (que exclui brancos, nulos e indecisos), Lula tem 61% contra 39% de Alckmin, uma diferença de 22 pontos.
Outro indicador importante da pesquisa Carta Capital/Band/Vox Populi: mais de 90% dos eleitores dizem que não pretendem mudar o voto.
O Vox Populi entrevistou duas mil pessoas entre os dias 16 e 17 de outubro. A pesquisa anterior foi aplicada no início da semana passada.
O resultado da nova pesquisa Vox Populi bate com o resultado da pesquisa do Instituto Datafolha divulgado anteontem à noite pelo Jornal Nacional. Segundo o Datafolha, a diferença entre Lula e Alckmin é de 19 pontos a favor do petista. Considerando apenas os votos válidos, a diferença sobe para 20 pontos.
Outras pesquisas
O Ibope também está coletando a opinião dos eleitores para uma pesquisa sobre a disputa presidencial.
Há uma controvérsia sobre a data da divulgação dos resultados da pesquisa Ibope. Alguns jornalistas afirmaram que o Jornal Nacional deve divulgar os números hoje (19), mas outros afirmam que a divulgação ocorrerá somente amanhã.
No site do TSE, onde consta o pedido de registro da pesquisa, o Ibope informa que a coleta de opiniões ocorrerá entre os dias 17 e 20 de outubro. Ou seja, pelos dados que constam no site do Tribunal, a pesquisa só poderá ser divulgada nesta sexta-feira.
Hoje, porém, o Instituto já tem prontas para divulgação pesquisas regionais que mostram como anda a disputa para a sucessão estadual no Rio Grande do Norte, Pernambuco, Rio de Janeiro e Maranhão.
Outro insituto que já registrou nova rodada de pesquisa sobre a eleição presidencial é o Sensus, que fará o levantamento a pedido da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). A pesquisa acontece entre os dias 23 e 25 de outubro e deve ser divulgada na próxima quinta-feira, dia 26. Serão entrevistadas duas mil pessoas.
Da redação,
Cláudio Gonzalez