Olívia Santana representa o PC do B durante o 9º Congresso da Frente de Libertação de Moçambique
A Câmara municipal de salvador licenciou a vereadora Olívia Santana para participar do IX Congresso da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), que será realizado nos dias 10 a 14 de novembro, na cidad
Publicado 09/11/2006 16:01 | Editado 04/03/2020 16:21
Fundada oficiamente em 25 de Junho de 1962, a FRELIMO surgiu com o objetivo de lutar pela independência de Moçambique do domínio colonial português. Um dos líderes do movimento contra Portugal foi o grande líder negro Samora Machel.
Em 1978, a FRELIMO tornou-se partido político de cunho marxista-leninista, assim como o PC do B, partido da vereadora Olívia Santana.
A FRELIMO realiza os seus congressos de cinco em cinco anos e é através deles que são tiradas as resoluções e deliberações do partido.Este ano o tema do seu congresso será Unidos na Luta contra a Pobreza e tem o objetivo de apresentar diversas experiências de partidos comunistas espalhados pelo mundo no combate a erradicação da fome e da pobreza.
A vereadora Olívia Santana declarou que a sua participação no 9º Congresso da FRELIMO, será o segundo evento mais importante que ela participa no continente africano, a primeira ainda é a experiência de ter sido delegada da II Conferência Mundial Contra o Racismo, Xenofobia e Intolerâncias correlatas, que ocorreu em Durban – África do Sul, em agosto de 2001. Olívia foi a única oradora da Bahia que teve a oportunidade de falar no fórum oficial da conferência e denunciou o racismo velado existente no Brasil.
Olívia Santana viajou nesta terça-feira e retorna do congresso dia 16 de novembro, e afirma ter a certeza que será uma grande troca de experiências.