Sem categoria

Reunião define os próximos passos para a Conferência Nacional sobre a Questão da Mulher

Dando prosseguimento aos preparativos para a realização, em março, da Conferência Nacional sobre a Questão da Mulher, foi realizada nesta semana a primeira reunião de sua comissão organizadora. Em pauta, o processo de mobilização e o trabalho dos estados

Na última quarta-feira, dia 15, aconteceu em São Paulo, na sede do Comitê Central do PCdoB, a primeira reunião da Comissão Organizadora da Conferência Nacional sobre a Questão da Mulher, a ser realizada em março de 2007. O debate, além de recapitular os passos iniciais do processo de organização do encontro, teve como foco o processo de mobilização da militância nos estados e o estabelecimento de cronograma para a realização das conferências estaduais que antecedem a conferência nacional. “O fato de o partido ter aprovado a realização da conferência durante o 11º Congresso aponta para o efetivo avanço no tratamento da questão da mulher no coletivo partidário. Para que a superação dos desafios apontados no documento-base seja um objetivo concreto a ser conquistado, é fundamental a mobilização do partido em todos os estados”, disse Liége Rocha, membro do Comitê Central e da comissão organizadora do evento.



Para que o processo de discussão e mobilização seja suficientemente estruturado e amplo, os estados deverão constituir comissões organizadoras e realizar reuniões com mulheres representativas de diversos setores da sociedade civil, como trabalhadoras, intelectuais,  sindicalistas, militantes feministas, entre outras. O objetivo é enriquecer o debate sobre a conferência transcendendo a esfera partidária e envolvendo diferentes segmentos e correntes sociais.



Outro ponto acertado na reunião foi a articulação das mulheres jovens. Para esse trabalho, foi designada Carolina Barbosa, da União da Juventude Socialista (UJS). Ficou definido ainda que caberá à Comissão Organizadora fazer o contato com os estados e estimular o processo de mobilização.



Na próxima reunião do Comitê Central do PCdoB, marcada para o final de novembro, será aprovada a resolução que orientará a preparação para a conferência. Vale lembrar que a partir do dia 4 de dezembro estará em funcionamento a Tribuna de Debates referente ao evento.




De São Paulo,
Priscila Lobregatte