Países do Mercosul integram suas experiências em plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos
Integrar as experiências em plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos entre os países do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) é um dos objetivos do 2º Mercofito – das Plantas Medicinais aos Medicamentos Fitoterápicos, que se realizará
Publicado 23/11/2006 23:15 | Editado 04/03/2020 17:12
O evento é organizado pelo Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Itaipu Binacional e Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, através do Fórum pela Vida – Projeto Plantas Vivas.
Pelo Brasil, estão confirmados como palestrantes o representante do Ministério da Saúde, Angelo Giovani; da Anvisa, Edmundo Machado Netto; da Itaipu Binacional, Jair Kotz; a deputada estadual Jussara Cony (PCdoB), coordenadora geral do Fórum pela Vida. Pela Argentina, José Daniel Guccione, ministro da Saúde da Província de Missões; Juan Hector Sylvestre, presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados da Argentina; Hugo Golber, presidente da Associação Argentina de Fitomedicina; Silvia de Benedetti, professora de Farmacognosia da Universidade Nacional de La Plata.
Para a deputada Jussara Cony, autora da lei que instituiu a Política Estadual de Plantas Medicinais e Medicamentos Fitoterápicos, os países do Mercosul têm importantes experiências devido a biodiversidade e ao acúmulo de conhecimentos tradicional e acadêmico. “É necessário integrar essas experiências em benefício dos nossos povos e da humanidade, unindo esforços para tomar as decisões políticas que contribuam para que a cadeia produtiva de plantas medicinais se torne uma das importantes referências para projetos nacionais que, além do desenvolvimento de nossos países, se baseiem no esforço de integrar, para não entregar”, salienta a parlamentar. Jussara também destaca a necessidade de elaboração de uma farmacopéia do Mercosul e a revisão da legislação sobre propriedade intelectual nos países do Mercosul.
Programação
28/11
14h – Abertura
14h30 às 15h45 – Fitomedicina na Argentina
15h45 às 17h15 – Marcos Regulatórios no Uruguai
17h45 às 19h – Plantas Medicinais no Paraguai
19h às 20h15 – Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Brasil
29/11
8h30 às 10h30 – Oficinas
I – Biodiversidade, conhecimento tradicional e acadêmico (Argentina)
II – Mercado e Cadeia Produtiva (Uruguai)
III – Marcos Regulatórios rumo à legislação para o Mercosul (Brasil)
IV – Formação e Capacitação de Recursos Humanos (Paraguai)
11h às 13h – Plenária para relato das oficinas
14h30 às 17h – Plenária para relato das experiências dos países
17h30 – Apresentação da Carta do II Mercofito
De Porto Alegre,
Denise Campão