Vereador comunista torna Dominguinhos “cidadão de Maceió”
O cantor e compositor pernambucano José Domingos de Moraes, Dominguinhos, é o mais novo cidadão honorário de Maceió. O título, proposto pelo vereador Marcelo Malta (PCdoB), foi concedido na sexta-feira (15/12) pela Câmara Municipal de Maceió, no último di
Publicado 17/12/2006 22:44
A sessão solene foi marcada pela emoção e pelo clima de descontração dos vereadores e do forrozeiro. Marcelo Malta, ao indicar o nome de Dominguinhos, atendeu ao pedido do folclorista alagoano Ranilson França, falecido no mês de agosto deste ano.
Para o vereador comunista, a homenagem é o mais sincero reconhecimento dado a importância de Dominguinhos para a valorização da música nordestina e para a importância do apego às raízes regionais. “Dominguinhos, um nome conhecido nacionalmente, tem laços afetivos com Alagoas, e o estado tem uma estreita identidade com o músico”.
Os pais de Dominguinhos são alagoanos de Palmeira dos Índios. “Sou alagoano de coração, tenho muitos e verdadeiros amigos no estado. Estou muito honrado de fazer parte da terra natal dos meus pais”, afirmou, emocionado, o compositor – que, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é natural de Garanhuns.
O cantor alagoano Eliezer Seton abriu a solenidade cantando o hino nacional. A entrega do título de cidadão honorário foi acompanhada por alguns nomes da cultura alagoana, como o secretário da Ação Cultural de Maceió, Marcial Lima; o ex-secretário de Cultura, Eduardo Bonfim; a radialista Floracy Cavalcante; o crítico de cinema Elinaldo Barros; o professor e historiador Douglas Apratto. A solenidade foi prestigiada também pelo filho do folclorista Ranilson França, Felipe Tiago Cerqueira de Souza.
Para o vereador Arnaldo Fontan (PFL), presidente da Câmara, o evento serviu para “fechar com chave de ouro” o ano legislativo de 2006. O vereador argumentou que a Câmara teria conseguido um balanço positivo das atividades dos 21 vereadores e avançado no bom relacionamento com o prefeito Cícero Almeida.
Da Redação, com jornais de Alagoas