Força Nacional de Segurança começa a operar até o fim da semana
A Força Nacional de Segurança Pública deverá começar a atuar nas divisas do estado do Rio de Janeiro até o final desta semana. Cerca de 500 homens da unidade de elite do Ministério da Justiça já estão no Rio e ficarão alojados no Centro de Formação e A
Publicado 15/01/2007 18:10 | Editado 04/03/2020 17:06
De acordo com o subsecretário Operacional da Secretaria Estadual de Segurança, Roberto Sá, a Força Nacional atuará em 19 pontos das divisa com o Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais, para combater principalmente a entrada de drogas e de armas no estado, como já havia sido divulgado anteriormente.
A Força Nacional de Segurança Pública, composta por policiais e bombeiros de diversos estados, ficará no Rio de Janeiro até os Jogos Pan-Americanos, de 13 a 29 de julho. Nesse período, o efetivo da unidade no estado será gradualmente aumentado e a força também passará a patrulhar as ruas da cidade do Rio.
Gestão integrada
No mesmo dia, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, reativaram o Gabinete de Gestão Integrada de Segurança do estado. O grupo, composto por representantes de órgãos federais, estaduais e municipais, foi implantado no início de 2005, mas estava há meses desativado. O objetivo é traçar ações conjuntas de combate ao crime.
O ministro Márcio Thomaz Bastos destacou a importância de governos estaduais atuarem de forma integrada com o governo federal. “Se a gente pudesse definir segurança pública em poucas palavras, eu diria que segurança pública é integração, corregedoria e integração. Com essas três linhas de ação, vamos levar o Brasil a se tornar cada vez mais seguro”, disse Bastos.
O Ministério da Justiça também entregou seis carros para serem usados no transporte de presidiários. Cada um dos veículos, comprados com dinheiro do Fundo Nacional Penitenciário, tem capacidade para levar oito presos e seis agentes penitenciários como escolta.