Empresa de vice americano triplica valor de ações com guerra de Bush
Em gritante contradição com o pífio crescimento da economia dos EUA, as ações das principais empresas que encabeçam o cartel bélico americano — Lockheed Martin, General Dynamics e Northrop Grumman — chegaram a quase triplicar sua valorização desde o iníci
Publicado 02/02/2007 15:09
As ações da Halliburton, do vice Dick Cheney, uma prestadora de serviço e logística pendurada no orçamento do Pentágono, superou em muito o nível de aumento das ações do cartel belicista.
Enquanto o Dow Jones, índice de Wall Street, mediu neste período um aumento médio do valor das ações em 51%, a fabricante de armamentos General Dynamics teve suas ações valorizadas em 170%; as da Lockheed Martin, a maior fornecedora de produtos militares do mundo, aumentaram 100%, e a Northrop Grumman, pouco mais de 60%.
Porém, o caso da Halliburton, empresa fornecedora de serviços e logística presidida pelo vice-presidente Dick Cheney entre 1995 e o ano 2000, é o mais descarado. Suas ações subiram 185% desde o início da agressão ao Iraque.
Um informe publicado pelo norte-americano Instituto de Estudos do Sul, assinalou que “foram gastos bilhões de dólares em peças essenciais das plantas de infra-estrutura elétrica do Iraque, de centrais telefônicas e sistemas de esgoto e saneamento, mas estes não foram consertados, ou foram tão mal-ajambrados que sequer chegam a funcionar”.
O orçamento de ‘defesa’ dos Estados Unidos desde que Bush assumiu a presidência subiu de 300 bilhões de dólares em 2001, para quase 455 bilhões na atualidade, quase 52%. Cifra que não inclui o orçamento de Segurança Interna, nem o custo da invasão ao Iraque e das tropas que permanecem no Afeganistão.
Esse enorme aumento de recursos foi embolsado principalmente por essas empresas. “As ações das empresas de produção de armamentos dos EUA, cujo valor quase triplicou desde o começo da ocupação do Iraque, não mostram sinais de desaceleração”, assinalou o jornalista Bill Rigby, da agência Reuters.