UJS-MG realiza curso de formação e plenária

Depois de uma semana participando da Bienal de Ciência, Arte e Cultura da UNE, que ocorreu no Rio de Janeiro entre os dias 27 de janeiro e 2 de fevereiro, a galera da UJS voltou animada e já chegou direto em

 


Está dada a largada para o 10º CEEG da UEE-MG e para o 55º CONEG da UNE


 


Depois de uma semana participando da Bienal de Ciência, Arte e Cultura da UNE, que ocorreu no Rio de Janeiro entre os dias 27 de janeiro e 2 de fevereiro, a galera da UJS voltou animada e já chegou direto em Betim, para participar do curso estadual de formação da entidade, nos dias 2 e 3 de fevereiro.


 


O curso contou com quatro eixos de debate, fomentados por quatro debatedores que deram peso à atividade. No sábado (2) pela manhã, cerca de 30 jovens, de 10 cidades diferentes, tiveram a  oportunidade de debater questões relativas a hegemonia e tática e estratégia com Wadson Ribeiro, ex-presidente da UNE e da UJS nacional e membro do comitê estadual do PCdoB em Minas Gerais. Na parte da tarde, o debate seguiu com o próprio presidente da UJS estadual, Pedro Mourão, que fez uma didática explanação sobre “o consciente e o espontâneo nas lutas de massas”. A noite foi reservada à já tradicional confraternização, fundamental nas atividades da juventude, que foi marcada pelo aniversário do militante Henriksen Douglas, de Betim.


 


De José Bonifácio a Lula


Tendo por base textos de Lênin e vários artigos publicados na Revista Princípios, as atividades foram retomadas no domingo (3) com um debate sobre conjuntura política nacional e estadual, realizado pela Deputada Federal Jô Moraes. O curso teve como último debatedor o Secretário Estadual de Juventude do PCdoB, Sérgio Danilo, que isntigou a turma a conhecer mais a história do nosso país com um debate sobre a história da luta de idéias em torno do projeto nacional no Brasil: “Liberalismo x Desenvolvimentismo”, retomando o papel de figuras como José Bonifácio e traçando a trajetória desta disputa de projetos até os dias atuais.


 


O presidente da UJS em Minas Gerais, Pedro Mourão, disse ter ficado positivamente surpreendido com a qualidade das intervenções apresentadas pelo conjunto da militância. Os participantes também não pouparam elogios à grade e ao nível das explanações realizadas.


 


Plenária


Ainda no domingo, foi realizada a plenária estadual da UJS, que teve como centro do debate a mobilização estadual para os processos do Congresso da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG) e da UNE, ambos previstos para este semestre. A tarefa mais imediata é uma grande campanha de construção de DCEs (Diretórios Centrais de Estudantes) encabeçada pela UJS, tendo como objetivo mobilizar todas as entidades gerais do movimento estudantil do estado para participarem do 10º Conselho Estadual de Entidades Gerais (CEEG da UEE-MG) e do 55º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG da UNE), que definirão as questões relativas ao acontecimento do 40º Congresso da UEE-MG e do 50º Congresso da UNE, respectivamente.


 


 


 


Luana Bonone


Presidente da UEE-MG