Beija-Flor canta a África e é campeã do Carnaval do Rio

A Beija-Flor venceu o Carnaval de 2007 no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (21/02), com o samba-enredo Áfricas – Do Berço Real à Corte Brasiliana. Saudada como campeã pelo público durante o desfile, a escola confirmou o título pelo voto dos jurados c

''Sua majestade, o rei Roberto Carlos, a quem dedico este título, previu o triunfo da Beija-Flor'', disse mestre Paulinho, responsável pela bateria da campeã.


 


A Grande Rio, com o enredo sobre sua cidade natal, Duque de Caxias, ficou em segundo lugar, seguida pela Mangueira, que falou sobre a língua portuguesa. Estácio de Sá e Império Serrano foram rebaixadas para o grupo de acesso.


 


Unidos da Tijuca, Viradouro e Vila Isabel completam as seis primeiras colocadas, que voltam à Sapucaí no sábado para o desfile das campeãs. ''É claro que todas mereceram, mas a Beija-Flor fez um excelente Carnaval'', afirmou o puxador da escola, Neguinho da Beija-Flor.


 


''A África dá sorte para a gente. Não é a primeira vez que ganhamos com a África. Temos um pedaço da África em Nilópolis'', completou o intérprete, que comemorou o título cantando com a torcida o samba-enredo.


 


Tema comum
A Beija-Flor foi uma das três escolas que recorreram à África como fonte de inspiração. Mesmo entrando na avenida quase às 5 horas, a escola contou com a empolgação das 70 mil pessoas que não arredaram pé da Marquês de Sapucaí.


 


O presidente da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, capitão Guimarães, considerou o título justo. ''A Beija-Flor é uma escola bem preparada e organizada. E hoje qualquer escola que entre na Marquês de Sapucaí tem de pensar primeiro em superar a Beija-Flor para depois pensar em ser campeã.''


 


A agremiação de Nilópolis, que encerrou os desfiles na terça-feira, pintou a avenida de dourado com carros rebuscados que ilustravam os diversos reinos africanos espalhados pelo mundo, especialmente no Brasil.


 


O carro abre-alas trouxe uma enorme réplica dourada em movimento da ave que dá nome à escola, à frente de dezenas de componentes carregando outros beija-flores. A idéia da escola foi apresentar as diversas Áfricas que se formaram pelo mundo a partir da migração – ainda que forçada – de seu povo.


 


É o 10º título da Beija-Flor na primeira divisão do Carnaval do Rio. A escola foi fundada em dezembro de 1948 e venceu pela primeira vez na elite em 1976. Em 2006, ficou em quinto lugar, depois de ter conquistado o tricampeonato em 2003/04/05.


 


2008 em vista
O coordenador de Carnaval e carnavalesco da Beija-Flor, Laíla, afirmou que já esperava o título. ''Estávamos com o quinto lugar do ano passado engasgado e viemos para vencer o Carnaval deste ano. Desde o início a escola só pensava no título.''


 


Em meio à comemoração, ele antecipou que a Beija-Flor deve, no Carnaval de 2008, falar sobre a cidade de Macapá. ''Temos uma proposta de um grupo de empresários do Macapá e vamos até o Amapá depois do Carnaval para conversar com eles'', afirmou Laíla.


 


O presidente da Unidos da Tijuca, Fernando Horta, revelou que há uma negociação entre a Liga das Escolas de Samba do Rio, a prefeitura do Rio e governo de Lisboa para que as escolas do grupo especial abordem em seus desfiles do ano que vem os 200 anos da chegada da família Imperial ao Brasil.


 


''Já há uma negociação em andamento entre todos as partes interessadas, inclusive a televisão, para que se faça um Carnaval nos moldes dos 500 anos do descobrimento do Brasil'', disse Horta sobre o ano de 2000, quando todas as escolas tinham o mesmo tema.