Politizado, Carnaval alemão satiriza Bush e o papa

O Carnaval alemão não tem samba no pé, nem reúne tanta gente como o Galo da Madrugada. Mas partilha com o seu primo brasileiro o gosto pela sátira social e política. O forte lá são os carros alegóricos ridicularizando figurões como o papa Bento XVI e o&nb

Em um dos carros alegóricos, George W. Bush é mostrado sem calças apanhando da estátua da liberdade. Em outro, Bento XVI, que é alemão, aparece ao volante do papamóvel, depois de bater no minarete de uma mesquita. A caricatura sobre rodas lembra o discurso do papa acusando o Islã de inimigo da paz, o que causou enormes protestos de muçulmanos em vários países.



A crítica social também é afiada, Um dos carros mostra um desempregado, indefeso diante de um gordo capitalista que tem no bolso a economia.



Os carros alegóricos têm até seis metros de altura e fazem parte nos corsos que desfilam por cidades como Colônia, Dusseldorf e Mainz.  Neste domingo foram apresentados os carros que estarão nesta segunda-feira no desfile de carnaval na cidade de Mainz, perto de Franfurt.



A cidade às margens do Reno tem um dos maiores desfiles da Alemanha, que dura cinco horas e atrai  meio milhão de turistas. Os carros alegóricos mostram o lado político do carnaval alemão, que existe desde a origem da festa no país.



Ainda hoje vários grupos desfilam trajando uniformes tradicionais do exército e da cavalaria, o que os carnavalescos faziam antigamente para troçar dos militares.



Com informações da BBC Portugal