Eron Bezerra: Mais que criticar, PCdoB sabe também governar
O novo secretário da Sepror (Secretaria de Estado da Produção Rural) do Amazonas, Eron Bezerra, disse que vai buscar parcerias para efetivar ações em prol do desenvolvimento agrícola do estado. A missão, segundo ele, é assegurar a permanência do homem rur
Publicado 25/02/2007 20:51
Na cerimônia de posse, realizada na última sexta-feira (23/12), no auditório da UEA (Universidade Estadual do Amazonas), Eron destacou que seu partido aceitou o cargo do governo porque tem competência para executar ações. “O PCdoB sabe mais do que criticar, também sabe governar. Eu não tenho um dilema, mas, sim, um desafio pela frente”, frisou o secretário. “Me sentiria um covarde se não aceitasse esse desafio.”
Segundo Eron, é a primeira vez, no Amazonas, que um comunista ocupa um cargo no alto escalão do Poder Executivo estadual. O partido só assumiu, até agora, cargos no governo municipal e federal. Ainda na cerimônia de posse, o novo titular da Sepror retirou o paletó, que usava como deputado, e disse que vai aposentá-lo por um tempo. “Vou deixar o terno de lado para calçar botas, usar chapéu de palha e, assim, ir até as comunidades rurais desse Amazonas.”
O secretário disse que parcerias com instituições, como Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) e agências financeiras serão fundamentais para a captação de recursos a favor de projetos agrícolas. “O orçamento da Sepror para este ano é de R$ 80 milhões, mas os projetos que realizaremos não ficarão restritos a essa quantia. Iremos contar com parceiros”, assinalou.
Mapeamento
De acordo com Eron, antes de efetivar as ações, seu trabalho inicial será fazer um levantamento de informações sobre a realidade social e econômica das comunidades rurais do estado. “Primeiro vamos conhecer a situação das comunidades para depois implementar nossos trabalhos”, informou o secretário, destacando que será feito o zoneamento rural nas áreas produtivas do Amazonas.
Ele também salientou que vai incentivar os setores da agroindústria, do pescado e a industrialização da matéria-prima regional, principalmente o peixe. “Capacitaremos os pescadores para que eles possam melhorar a produção e, conseqüentemente, consigam elevar sua renda”, prometeu.
Geraldo Bernadino, secretário-executivo adjunto da pesca e aqüicultura – órgão vinculado a Sepror -, disse que, nessa nova gestão, a Secretaria da Pesca vai ganhar maior fortalecimento. “Por meio de um trabalho de articulação com outros órgãos do governo e das parcerias com a iniciativa privada, esta secretaria poderá ter mais desenvolvimento.”
Perfil do novo secretário
Eron Bezerra é engenheiro agrônomo por formação e professor de Climatologia da Ufam (Universidade Federal do Amazonas), de onde está licenciado desde que assumiu o primeiro mandato de deputado estadual, em 1991. Também é membro das direções estadual e nacional do PCdoB, partido que ele fundou no Amazonas, no fim da década de 1970.
No período de 16 anos que esteve na Assembléia Legislativa, Eron teve orientação oposicionista. Seu mandato sempre foi marcado pela fiscalização do Poder Legislativo e pela defesa dos trabalhadores e da Amazônia. Como deputado, presidiu a Comissão de Meio Ambiente e Assuntos Amazônicos.
Fonte: Jornal do Commercio