Criado o Sistema Público de TVs do Ceará
O Ceará parte na frente na criação do Sistema Público de TV do Estado. Antes mesmo de ser criado o Sistema Nacional, o secretário de Cultura, Auto Filho, e os responsáveis por seis TVs públicas, os diretores da Casa Amarela Eusélio Oliveira e da Associaçã
Publicado 13/03/2007 21:00 | Editado 04/03/2020 16:37
Para o secretário Auto Filho, a iniciativa partiu do Governador Cid Gomes. “O governador nos orientou que gostaria que a TVC tivesse a cara do Ceará e se apresentasse como receptáculo da produção de TV e cinema do Estado”, explica. A idéia é que haja uma distribuição da produção, onde uma TV ou produtora possa veicular programas em outros canais de TV do Estado. A proposta beneficia, principalmente, as TVs de sinal de baixo alcance.
Segundo o superintendente da TV Ceará (TVC), Augusto Benevides, o projeto é ousado e pioneiro, mas dará bons frutos. “Ainda não sabemos como vai ser, só sabemos que será uma coisa muito boa”, defendeu. Ele disse que o processo de criação de redes já começa a se desenhar e adiantou que, em reunião com a Associação Brasileira de TVs Educativas, ficou acertado que haverá trocas de matérias, possibilitando que produções locais cheguem a outros estados brasileiros.
Para o Leonardo de Borba, da TV Assembléia, a criação do Sistema Estadual dará maior agilidade na discussão e criação das demais redes. Já o presidente da TV Verdes Vales, do Cariri, Wilker Barros, a rede é uma forma de expandir o sinal das TVs públicas para todo o Estado. “Hoje atingimos 32 municípios. Com a rede, poderemos fazer que alguns de nossos programas possa fazer parte da grade de TVs maiores, como a TVC”, festeja.
Para Auto Filho, em quatro ou cinco meses já existe a possibilidade do compartilhamento de programas entre as TVs do Sistema Público.
Fonte: DN