Sem categoria

PCdoB enfrenta desafio de lutar contra o capital financeiro

A opinião é de Raimundo Pereira, jornalista da revista Retrato do Brasil. Para ele, o partido é um dos principais do Brasil e “merece esse título por seus 85 anos de luta por uma democratização mais profunda da vida política do país”.

Ao discorrer sobre os 85 anos do PCdoB, Pereira lembrou que o partido, “embora desfrute atualmente de grande liberdade política, na maior parte de sua história foi perseguido por se identificar com as bandeiras de liberdade e igualdade defendidas pelas classes e camadas populares”. Pereira recordou também que alguns dos principais dirigentes do PCdoB foram “perseguidos, mortos e desaparecidos”.


 


 


“Nos anos 1985-2002”, disse,  “o PCdoB foi um grande aliado do PT e demais agremiações progressistas que acabaram elegendo o governo liderado por Luiz Inácio Lula da Silva”. Mas, advertiu, “no momento, o partido enfrenta o desafio de  contribuir para que o país saia de uma nova espécie de ditadura, mais sutil que as anteriores – a do capital financeiro, uma tarefa que o governo Lula não enfrentou”.


 


Perfil


 


 


Raimundo Pereira é um dos mais respeitados jornalistas do Brasil. Em seus quase 50 anos de profissão, fez parte de publicações alternativas marcantes como Opinião e Movimento. Hoje, integra a equipe da revista Retrato do Brasil e colabora com a semanal CartaCapital. Foi dele a reportagem ''Os fatos ocultos”, publicada na edição 415 de 17 de outubro de 2006, de CartaCapital.


 


 


A matéria ajudou a desmascarar a ação de grandes veículos da imprensa que, durante as últimas eleições, tentaram, de diversas maneiras, evitar a reeleição de Lula. “A imprensa da grande burguesia brasileira partiu para cima do PT. Não sou petista, nem nunca fui, mas para mim está muito claro de que é uma tentativa de destruir um partido que prestou grandes serviços ao povo brasileiro”, disse Pereira sobre o episódio em entrevista dada ao Vermelho. E completou: “acho que a imprensa fez um desserviço ao povo brasileiro”.