Sem categoria

Doutor da Unicamp destaca coerência, clareza e transparência do PCdoB

Por Priscila Lobregatte*


 


“Pela excelência de seus quadros, pela coerência de suas propostas, pela clareza e transparência de sua atuação política, e pela capacidade permanente em se renovar, o Partido Comunista do Brasil é uma re

Para ele, “os compromissos inarredáveis com a democracia, o desenvolvimento econômico, a justiça social e a soberania nacional marcam a trajetória do partido ao longo de sua existência. Congratulo-me com o Partido Comunista do Brasil aos 85 anos da data de sua fundação”. As declarações foram  dadas recentemente ao Vermelho por conta dos 85 anos do PCdoB, comemorados no próximo dia 25 de março.


 


 


O economista, um dos mais renomados do Brasil, não é o único que compartilha deste tipo de opinião. Conforme também declarou Márcio Pochmann, professor do Instituto de Economia da Unicamp e autor de Desafio da Inclusão Social no Brasil (Publisher Brasil, 2004), entre outros livros e artigos, “o entendimento da evolução dos movimentos sociais e políticos envolvidos com a transformação da sociedade brasileira desde o início do século 20 não pode ser realizado sem o conhecimento da inegável contribuição do PCdoB”.


 


 


Marco histórico



 


 


Na mesma linha, segue a declaração de Luciano Coutinho, também economista e professor da Unicamp, autor de diversos artigos em publicações nacionais e internacionais. Ele  declarou que “pelo seu exemplo de lutas em prol do Brasil, em defesa da nacionalidade, das causas populares e dos trabalhadores, o PCdoB merece a nossa estima e os nossos votos de que sua longa vida se perpetue através das gerações futuras para que a sociedade brasileira se desenvolva com identidade, igualdade, democracia e  criatividade”.


 


 


Outro intelectual da área econômica que se pronunciou a respeito das comemorações pelo aniversário do partido foi Claudio Salvadori Dedecca, livre-docente do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho, do Instituto de Economia da Unicamp e autor de Racionalização Econômica e Trabalho no Capitalismo Avançado (IE/Unicamp, 2005, 2ª edição). Segundo Dedecca, “na história autoritária da sociedade brasileira, o PCdoB tem lugar de destaque na luta pela democracia e pela justiça social. A data comemorativa dos 85 anos do partido é um marco histórico para todos os brasileiros que defendem a construção de uma sociedade mais justa socialmente”. Com  os olhos voltados também para o futuro, o professor declarou que “o PCdoB terá papel de destaque na continuidade do processo de construção de uma sociedade democrática no atual século”.


 


 


*com a colaboração de Aloísio Sérgio Barroso


 


– Para acessar o especial pelos 85 anos do PCdoB, clique aqui.