Lula quer internet em todas as escolas municipais até 2010

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a afirmar nesta segunda-feira, 19, que, ao final de seu segundo mandato, cada escola municipal da rede pública brasileira terá acesso à internet banda larga. “Nós vamos permitir que os brasileiros sejam tra

O programa desta segunda-feira contou com a participação do ministro da Educação, Fernando Haddad, que explicou o Plano de Desenvolvimento da Educação, lançado na quinta-feira, 15. Entre as propostas, estão previstas 20 ações, que vão desde a construção de creches até a oferta de bolsas para pós-doutorado.


 



Plano de Desenvolvimento da Educação


 



Haddad explicou também que “a grande ênfase do plano é a qualidade da educação básica”. Ao apresentar o programa a educadores do País, o ministro disse que uma das propostas é criar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, novo método para medir a qualidade do ensino no país em uma escala de um a dez e que combinará as notas do exame Prova Brasil e do rendimento escolar.


 


Com base nesses indicadores, o Ministério da Educação pretende selecionar as cidades que deverão receber recursos adicionais da União para investimento no sistema de ensino, além dos repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A idéia é ajudar, segundo o ministro, é ajudar ainda neste ano os mil municípios que apresentam os piores indicadores educacionais.


 


Haddad ressaltou ainda a questão da valorização e da formação dos professores. Segundo o ministro, a valorização será feita “mediante a fixação de um piso nacional do magistério”. “Nós temos hoje 50% dos nossos professores ganhando menos de R$ 800 por mês por uma jornada de 40 horas”, disse. “Esse quadro muda com a fixação do piso que vai ser encaminhado ao Congresso Nacional até o final de março.”


 


Leia abaixo a íntegra do programa Café com o Presidente



 


Apresentador: Olá, você, em todo o Brasil. Eu sou Luiz Fara Monteiro e começa o Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Bom dia, presidente.


 


Presidente: Bom dia, Luiz.


 


Apresentador: Presidente, o plano do governo para melhorar a qualidade da educação, apresentado na semana passada, foi bem recebido pela maioria dos educadores que vieram a Brasília discutir as propostas com o MEC. O que é que tem de novo nesse Plano de Desenvolvimento da Educação?


 


Presidente: Luiz, primeiro, o plano foi muito bem recebido. Acho que foi um acerto extraordinário convocar educadores de todo o Brasil para que o ministro Fernando Haddad apresentasse o programa. O mesmo nós vamos fazer com o Conselho Político, chamar todos os líderes e fazer uma apresentação, porque nós não queremos que o programa seja do Ministério da Educação, seja do governo. Nós queremos que o programa seja um programa da sociedade brasileira, mais ou menos como nós fizemos na reforma universitária. Mas, para falar sobre o programa de educação que nós pretendemos implantar, nada melhor do que o próprio ministro Fernando Haddad, que hoje é nosso convidado especial. Essa pergunta, Luiz, seria importante que o Fernando Haddad respondesse. Então, você pode fazer a pergunta para o Fernando Haddad.


 


Apresentador: Ministro, bom dia. O que é que tem de novo nesse Plano de Desenvolvimento da Educação Brasileira?


 


Ministro: Bom dia, presidente. Bom dia, Luiz. Bom, trata-se de 20 ações que vão desde a construção de creches, onde não há oferta de educação infantil, até bolsas para pós-doutorado, ou seja, para que os doutores formados nas nossas universidades não deixem o país. Mas a grande ênfase desse plano é a qualidade da educação básica. Nós, em 2005, realizamos uma prova chamada Prova Brasil, que foi aplicada a 3,3 milhões de estudantes da quarta e da oitava séries do ensino fundamental. Com base nisso, nós temos hoje uma grande radiografia das escolas que vão bem, das escolas que não vão tão bem, dos sistemas municipais que estão em patamares de desenvolvimento equivalentes aos de países desenvolvidos, sistemas municipais que estão muito aquém do desejado. Agora, trata-se do Ministério da Educação apoiar aqueles sistemas que estão com os piores indicadores e promover a qualidade em todo o país.


 


Lula: Luiz, eu tenho demonstrado ao ministro Fernando Haddad uma preocupação – nós temos que ajudar os professores brasileiros a se reciclarem. Com o piso dos professores, a gente, certamente, vai melhorar o nível e a vontade deles de participar. Eu penso que a proposta foi bem aceita pelo conjunto da sociedade, porque todo mundo sabe que nós precisamos melhorar a educação no Brasil.


 


Ministro: O presidente colocou uma questão essencial. Nessa prova da quarta e da oitava séries, o que ficou demonstrado é que se você não fizer um acompanhamento dos alunos desde os seis anos, quando você constata que esse aluno não está com conhecimento condizente com a sua idade na quarta série, há muito pouco que se pode fazer para recuperar. Então, uma das propostas deste Plano de Desenvolvimento da Educação é fazer um acompanhamento individualizado a partir dos seis anos. É uma provinha, chamada Provinha Brasil, que vai ser aplicada pelo próprio professor, mas para garantir alfabetização no máximo até os oito anos de idade para todos os brasileiros. Uma segunda questão que o presidente fez referência é a questão da valorização e formação dos professores. Valorização mediante fixação do piso nacional do magistério. Nós temos hoje 50% dos nossos professores ganhando menos de R$ 800 por mês, por uma jornada de 40 horas.


 


Apresentador: Esse quadro vai mudar, ministro?


 


Ministro: Esse quadro muda com a fixação do piso que vai ser encaminhado ao Congresso Nacional até o final de março.


 


Apresentador: Você está ouvindo o Café com o Presidente. Hoje falamos sobre as propostas para melhorar a educação no Brasil e com a participação especial do ministro Fernando Haddad. Ministro, aqueles municípios com situação mais preocupante na educação, o que eles vão receber do governo?


 


Ministro: Depende muito da capacidade financeira do município, porque há municípios que estão com baixo indicador de qualidade, mas têm recursos. Esse município precisa de apoio técnico do governo federal. Mas há municípios que, além de um baixo indicador de qualidade, não têm capacidade financeira. Esse município tem que receber tanto apoio técnico quanto apoio financeiro.


 


Presidente: Eu penso que nós estamos dando um passo acertado, Luiz, é um passo gigantesco. Nós estamos convencidos no governo de que sem esse passo, a gente não vai resolver o problema da educação no Brasil e, muito menos, o problema da juventude. Veja que são dois problemas: melhorar a qualidade dos meninos que entram na escola agora e trazer de volta os meninos que já saíram da escola por falta de esperança, por falta de interesse, ou seja, as mães quando seus filhos vão para escola, o que a mãe fica sonhando e esperando é que o filho esteja aprendendo. Agora, se a escola não ensina direito, se o menino não está motivado, nós temos que descobrir como fazer para resolver esse problema. Então, aquilo que eu disse no discurso da posse – sabe, nós vamos terminar o nosso mandato com internet banda larga em cada escola municipal brasileira, na escola pública. Nós vamos permitir que os brasileiros sejam tratados em igualdade de condições. Uma dessas condições que garante cidadania é você permitir que eles tenham acesso à internet no mais longínqüo município brasileiro.


 


Apresentador: OK, presidente. Obrigado e até a próxima semana com mais um Café com o Presidente.


 


Presidente: Obrigado a você, Luiz.


 


Apresentador: Obrigado, ministro Fernando Haddad pela sua participação aqui no programa.


 


Ministro: Obrigado, Luiz. Obrigado, presidente.


 


Apresentador: Se você deseja enviar alguma sugestão para o MEC em relação à  educação brasileira, escreva para o endereço eletrônico [email protected]. Até semana que vem com mais um.