Como Thatcher, Blair teria feito guerra à Argentina em 82
O primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, teria enviado uma força militar para as Malvinas se fosse chefe de Governo quando a Argentina retomou as ilhas em 1982, segundo confessou ao historiador Simon Schama.
Publicado 23/03/2007 15:22
Blair fez elogios à “coragem” da ex-primeira-ministra Margaret Thatcher, que tomou enviou uma força tarefa para retomar as ilhas depois que a Junta militar argentina invadiu e recuperou as Malvinas em 2 de abril de 1982.
“Não tenho dúvidas de que foi a decisão correta”, afirmou Blair ao historiador britânico, segundo publicou o jornal The Daily Telegraph. Blair afirmou que teria tomado a mesma decisão, não por razões de soberania, mas “porque havia princípios em jogo”.
O chefe de Governo trabalhista, que chegou ao poder em 1997 e deixará o Executivo este ano, disse que a guerra do Atlântico Sul representou a perda de mais vidas para os britânicos do que os quatro anos de ocupação no Iraque e os seis do Afeganistão.
Nas Malvinas, morreram 253 soldados britânicos e 649 argentinos, contra os 134 militares britânicos no Iraque e 52 no Afeganistão, lembra o jornal.
Este ano são lembrados os 25 anos da Guerra das Malvinas, ilhas cuja soberania a Argentina perdeu em 1833, quando piratas ingleses invadiram a ilha.