PCdoB é exemplo de coerência ideológica que precisa ser preservado, diz Renan Calheiros
Há poucos dias, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL) foi questionado sobre os 85 anos do PCdoB. E a resposta sublinhou aquilo que é hoje uma das principais características da legenda comunista: a harmonia entre seus princípios e sua atuação p
Publicado 23/03/2007 19:07
Para Calheiros, “os partidos devem ter mais força do que cada um de seus representantes. Devem representar, verdadeiramente, os interesses de uma parcela significativa da população e colocar o bem-estar coletivo acima de interesses imediatos de poder”. E é este, disse, “o exemplo do PCdoB, ao longo de toda a sua trajetória política”. Ele lembrou ainda que “o espírito de luta e a capacidade de trabalho que moveram idealistas como João Amazonas, Maurício Grabois, Elza Monnerat, Pomar, Arroio e tantos outros nomes do PCdoB são os mesmos que alimentam, ainda hoje, os representantes e militantes do partido”.
O presidente do Senado lembrou também do passado de batalhas enfrentadas pelos comunistas. “O PCdoB tem uma belíssima e heróica história de defesa das causas populares, compromisso e resistência democrática. Enfrentou com bravura períodos de violenta repressão, como na ditadura Vargas. E teve momentos de grandes conquistas, como a eleição de um senador e 14 deputados federais em 1947”.
De acordo com Calheiros, uma das mais importantes características do PCdoB é a defesa de princípios progressistas e a luta pela construção de um país mais desenvolvido e justo. “A mais antiga agremiação partidária em atividade no Brasil manteve acesos ideais de justiça, igualdade e liberdade mesmo na clandestinidade e, lado a lado com outros partidos de oposição, teve uma atuação decisiva na luta pela redemocratização do país e pelos direitos das camadas mais desfavorecidas da sociedade”.
Formado em Direito pela Universidade Federal da Alagoas (UFAL), Calheiros ainda era estudante quando, em 1978, foi eleito deputado estadual pelo então MDB, em oposição ao regime militar. Antes, porém, o parlamentar fez parte do movimento estudantil. Em tom afetuoso, disse que “embora tenha construído toda minha trajetória política no PMDB, sigla da qual tenho o maior orgulho, é com um carinho todo particular que acompanho as comemorações dos 85 anos do PCdoB”.
Ele ressaltou ainda que o PCdoB inspirou também sua atuação. “A legenda, da qual sempre fui simpatizante, teve particular influência na minha formação ética e política, ainda nos tempos de dirigente estudantil, em Alagoas”. Para Calheiros, “o PCdoB é um exemplo de coerência ideológica que precisa ser preservado. Todos os seus quadros, todos os seus militantes têm a exata noção de que o partido e as suas idéias são maiores e mais fortes do que seus representantes, seus parlamentares, seus dirigentes”.
Por fim, disse: “estaremos sempre juntos nesta jornada, na luta pelo crescimento econômico, pela justiça social, pelo fim da miséria e da exclusão social em nosso país, por uma educação de qualidade para nossas crianças, pela saúde, pela moradia com dignidade, pelo trabalho”.
De São Paulo,
Priscila Lobregatte, com Márcia Xavier, de Brasília