Programa de Desenvolvimento e Inclusão Social de Niterói terá cerca de U$ 53 milhões em recursos
Niterói será o primeiro município a obter empréstimo do programa Pro-Cidades, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Em reunião com a secretária de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Niterói, Jandira Feghali, e o deputado C
Publicado 02/04/2007 19:46 | Editado 04/03/2020 17:06
Com base na lei aprovada na Câmara Municipal de Niterói, as negociações, o cronograma e os instrumentos foram acelerados para viabilizar a liberação de US$ 52.690 milhões – US$ 31 milhões 610 mil para o Programa de Desenvolvimento e Inclusão Social da cidade. A expectativa de tramitação da proposta nessa fase ministerial é de apenas duas semanas.
A secretária Jandira Feghali também esteve com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), para tratar da tramitação da mensagem que vai liberar os recursos. O senador prometeu arregaçar as mangas imediatamente para garantir a votação em curto prazo.
Desenvolvimento de software
Na sua peregrinação por Brasília, Jandira também esteve com o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende. Na ocasião, ela propôs uma parceria para instalação de um Centro de desenvolvimento de Software em Niterói e para o início do processo de inclusão digital da cidade. Outros propostas foram a de implantação de Pólo audiovisual, de uma linha de produção para peças destinadas à indústria naval-offshore, apoio à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e participação ativa na II Fenashore.
Terminal pesqueiro
Já o ministro de Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin, manifestou a intenção de criar em Niterói um novo terminal de serviço pesqueiro. Ele comunicou o fato a Jandira Feghali e ao deputado Chico D'Ângelo.
Gregolin explicou que Niterói pode concentrar a atividade da pesca artesanal, contando com terminal de serviços, fábrica de processamento de pescado e gelo. Para agilizar o processo, Altemir Gregolin se comprometeu a criar, imediatamente, um grupo de trabalho com representantes da Secretaria Especial e da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Niterói. O grupo deve concluir o detalhamento do projeto, que terá financiamento federal, até a segunda quinzena de abril.