UEE/RJ realiza 5º Conselho Estadual de Entidades Gerais e convoca congresso
A União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE/RJ) realizou, no dia 1º, o 5º Conselho Estadual de Entidades Gerias (Ceeg). O principal foco dos debates foi a convocação e o critério das eleições de delegados ao 13º Congresso da entidade, marcad
Publicado 09/04/2007 17:32 | Editado 04/03/2020 17:06
O 5º Ceeg modificou o critério de eleição de delegados ao Congresso da UEE/RJ, igualando-o ao modelo da UNE, sendo os representantes eleitos por universidades, em votações, e não mais por cursos, como era feito anteriormente.
A aprovação de um critério semelhante ao Congresso da UNE na UEE/RJ possibilita que a eleição de delegados para os dois congressos seja realizada simultaneamente. Segundo o presidente da UEE/RJ, Rodrigo Lua, a adoção deste critério fortalece a rede do movimento estudantil: “Esta nova forma de congresso possibilita que numa mesma urna seja realizada a eleição da diretoria do DCE e dos delegados ao congresso da UEE/RJ e da UNE. Isso não é uma questão meramente organizativa, é uma questão política importante, pois, dessa forma, ampliamos e unificamos o debate sobre o movimento estudantil em todas as suas esferas”, ressaltou.
Conselho
O Ceeg ocorreu no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ. Foram credenciados cerca de 30 Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs), viabilizando a participação de mais de 100 pessoas. Os representantes das entidades aprovaram moções de apoio ao meio passe universitário e de repúdio à precariedade do transporte público na Zona Oeste da capital do estado; ao “Pacotão” da Universidade Estácio de Sá; e ao corte de verbas da educação pública do estado.