Incentivos agro-técnicos serão atendidos pela Sepror em Barreirinha

Cerca de 40 índios da etnia Saterê Maué e 12 líderes comunitários do município de Barreirinha (localizado a 328 km de Manaus) visitaram nesta sexta-feira (20/04), a sede da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) para reivindicar melhorias rela


Em reunião com os visitantes, o Presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (Idam), Edson Barcelos, o Secretário da Agricultura Familiar, Wison Paixão, e gerentes da Sepror ouviram os pedidos das lideranças rurais. Os pleitos mais importantes referiam-se à ampliação do número de técnicos e das ações de assistência técnica prestada pelo Idam na zona rural do município, construção de estradas vicinais, apoio ao escoamento da produção agrícola e incentivo à piscicultura no município.



Segundo o líder dos Saterê Maué, Messias Saterê, o município de Barreirinha está abandonado. Ele culpa principalmente as autoridades municipais, mas também pede soluções do Governo do Estado. “Ontem (19), o governador nos deus algumas respostas e pediu que viéssemos aqui para discutir a questão da produção agrícola de Barreirinha. Temos problemas principalmente com o escoamento, pois as estradas estão muito ruins e não temos transporte adequado. Também pretendemos saber a possibilidade de criar peixe lá em Barreirinha. Queremos participar do desenvolvimento do município”, afirmou Messias.



O presidente do Idam disse estar satisfeito com os resultados da reunião. Para ele, ouvir os pedidos de quem é diretamente beneficiado pelas ações do órgão é a melhor maneira de nortear o planejamento das atividades que serão desenvolvidas durante sua administração. “Nós vamos orientar nossos técnicos para ampliar o atendimento de assistência técnica aos produtores do município.
Também vamos enviar um engenheiro de pesca para realizar um estudo da viabilidade de implantação da piscicultura na comunidade dos Saterê. Outra providência importante é conversar com a Afeam (Agência de Fomento do Estado do Amazonas) para viabilizar linhas de crédito especiais para os produtores rurais e fortalecer a atividade agrícola naquela região”, disse Barcelos. 



Visita ao Governador



As lideranças estiveram na quinta-feira (19/04) reunidos com o Governador Eduardo Braga, na sede do governo estadual pleiteando soluções para problemas de infra-estrutura da cidade e uma maior presença do poder público. Ao final do encontro, Braga apontou diversas soluções imediatas, como auxílio para transporte via fluvial com a compra de dois barcos, e a ampliação da rede de abastecimento elétrico.



De Manaus,
Mariane Cruz