“Bloco na Rua” vence eleição do DCE da Católica de Pernambuco
Depois de dois dias de votação, seguidos de outros dois dedicados à apuração de votos, a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) tem nova gestão no Diretório Central dos Estudantes (DCE). Com 1.400 votos de um total de 2.858 que compareceu às urnas,
Publicado 21/05/2007 18:22
A chapa vencedora é composta por uma unidade entre integrantes da União da Juventude Socialista (UJS), a corrente petistas Articulação Unidade na Luta (AUL) e independentes. De acordo com Jardel Silva, estudante de Engenharia Química, candidato a tesoureiro pelo grupo e integrante da UJS, a vitória marca o momento político na Unicap. “Esse Diretório Central é conhecido como um dos mais importantes em Pernambuco. Vencer significa fortalecer a democracia no movimento estudantil”, falou.
Outras três chapas concorreram à eleição. A segunda colocada, com 1.033 votos, foi a “Via Alternativa”, formada por membros oriundos do grupo MUDA, organizado no Diretório Acadêmico de Direito há mais de dez anos. Em terceiro lugar; com 316 votos, o grupo “Reviravolta”, orientado por membros do PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado), ficou sem chances. Na lanterna, o “Grito Estudantil”, composto por integrantes da União da Juventude Rebelião (UJS) obteve apenas 76 votos. Os demais, foram 17 brancos e 16 nulos.
Na ocasião, o movimento estudantil também elegeu a proporcionalidade de delegados que vão representar o conjunto dos estudantes da Unicap nos Congressos da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) e União Nacional dos Estudantes (UNE), respectivamente marcados para 25,26,27 de maio e 4, 5, 6, 7, 8 de julho deste ano. Com 1.401 votos, a chapa “Eu quero botar meu bloco na rua” vai levar 9 delegados ao congresso deste mês e mais 7 ao da Une. O “Via alternativa”, com 1.132 votos, conseguiu 7 delegados para a UEP e 5 para a Une. Pelo “Grito Estudantil”, foi eleito um representante às duas atividades, com 136 votos.
Do Recife,
Manuella Bezerra de Melo