USP: estudantes aprovam indicativo de desocupação

Os estudantes que ocupam a reitoria da USP (Universidade de São Paulo) desde o dia 3/5 divulgaram nesta quarta (13) uma carta aberta à à reitoria da universidade, na qual pedem a volta das negociações.A assembléia realizada no final desta terça-feira apro

O fim da ocupação agora depende da disposição da reitora Suely Vilela de reabrir as negociações e dialogar sobre o cumprimento de quatro pontos:



1 – A não-punição de estudantes e funcionários envolvidos nas atividades políticas de greve e da ocupação;


 


2 – A manutenção de todos os pontos da última contra-proposta da reitoria;


 


3 – A audiência pública para discutir o Inclusp (Programa de Inclusão da USP)


 


4 – A elaboração de uma estatuinte, que será organizada a partir de uma comissão paritária composta de professores, estudantes e funcionários


 


Segundo a assessora de imprensa da reitoria, Suely recebeu o pedido dos estudantes, mas, em nota, manteve a opinião enunciada no início da tarde desta quarta e diz que só negocia se os alunos apresentarem uma “proposta concreta sobre a desocupação do prédio, aprovada pela assembléia, com base nas discussões já ocorridas”. Esse posicionamento já havia sido tomado pela reitoria na última reunião de negociação, em 4/6.


 


Suely diz que, “até o momento, não recebeu proposta por parte dos ocupantes da reitoria e que tomou conhecimento apenas através da mídia do indicativo de desocupação do prédio”.


 


Os estudantes publicaram os pontos condicionantes da saída do edifício em seu blog: segundo a comissão de comunicação dos alunos, na reunião do dia 4, a reitora disse que tomaria conhecimento da proposta dos estudantes para a desocupação a partir de imprensa, mas, que, ainda assim, “todas as medidas necessárias para a retomada das negociações serão realizadas”.


 


Veja a íntegra da carta dos estudantes


 


Para Magnífica Reitora da Universidade de São Paulo, profª drª Suely Vilela


 


Prezada Reitora Suely Vilela


 


Dando continuidade às nossas conversas, a Assembléia Geral dos Estudantes da USP, reunida na noite do dia 12/6, elaborou um documento contendo nossas reivindicações.


 


Outrossim, informamos que aguardamos uma resposta no sentido de marcarmos data e hora da próxima reunião para a discussão dos pontos deliberados pelos estudantes na referida assembléia.


 


Comissão de Negociação


 


São Paulo, 13 de junho de 2007