Recadastramento de taxistas começou dia 2

O Instituto Municipal de Transportes Urbanos (IMTU) confirmou para esta segunda-feira (02/07) o início do prazo para que os taxistas de Manaus façam o recadastramento obrigatório junto ao órgão. O objeti

Esta será a primeira vez que a Prefeitura fará um levantamento completo da situação dos taxistas que trabalham na cidade. Outro objetivo do recadastramento é a adequação do número de profissionais ao critério de proporcionalidade estabelecido pela Lei Orgânica do Município, que determina um táxi para cada 500 habitantes. Com base nos dados do último censo do IBGE, o número de permissões deveria ser 3,6 mil. Hoje, o sistema tem, cadastrados, 3912 permissionários, além de 1956 auxiliares.


 


O procedimento atingirá as duas categorias de permissões que envolvem pessoas físicas e jurídicas. A Gerência de Atendimento do IMTU alerta que, para esses e demais serviços referentes a táxi, só serão aceitas procurações para empresas de táxis e para os casos em que o titular esteja em tratamento médico fora de Manaus e, ainda assim, a situação ficará pendente da apresentação do permissionário após o término do tratamento.


 


Para o recadastramento, os permissionários deverão procurar o Núcleo de Atendimento para retirar o formulário que deverá ser preenchido, anexar a documentação necessária e efetuar o pagamento da taxa de serviço no valor de R$ 5,34. Quem estiver inadimplente junto ao IMTU só poderá fazer o novo cadastro depois da regularização do débito. No caso das empresas, só serão permitidos, no máximo, dois motoristas por táxi. Os auxiliares deverão ser apresentados no ato do recadastramento do titular.


 


Sandra Monteiro
Assessoria de Imprensa – IMTU