Vital Nolasco comenta a Campanha pela Sede Própria
A Rádio Vermelho ouviu o Secretário Nacional de Finanças do PCdoB, Vital Nolasco sobre a campanha pela Sede própria do Partido.
Leia a entrevista e ouça no link ao final do texto.
Publicado 24/07/2007 17:28
Como está a campanha de aquisição da sede própria?
Tem crescido bastante, tem havido uma adesão muito grande do partido, um jantar em Brasília que participaram mais de 300 pessoas, houve um retorno financeiro muito bom e no Rio de Janeiro, participaram mais de 400 pessoas num jantar, grandes personalidades, inclusive a viúva de Luis Carlos Prestes que estava lá com seus familiares.
Foi uma grande atividade política e não só política como ajudou bastante na arrecadação de recursos, agora vai haver uma outra atividade no dia 06 de agosto em Belo Horizonte, promete ser vitoriosa e em São Paulo, no dia 20 de agosto, um jantar onde a gente pretende reunir um grande numero de pessoas e fazer uma arrecadação no mínimo de R$400.000,00 pra campanha.
E no final do mês promete ser uma atividade grande, no dia 30 de agosto na Bahia, também vai constar de um jantar. O partido começa realmente a agarrar a campanha e ela começa a receber adesões inclusive de aliados, recentemente um aliado nosso em Aracajú propôs aos companheiros lá que realizassem um jantar para recolher fundos para uso da campanha.
Estamos também desenvolvendo uma campanha que agente chama outubro vermelho, que vai consistir que no mês de outubro agente faça um esforço extra de contribuição, primeiro agente está pedindo pra os colaboradores do Siscon, aqueles que contribuem com o Siscon que no mês e outubro façam uma contribuição em dobro, e vamos estender o conjunto partido, para que o pessoal que participa das conferências que vai haver agora no segundo semestre, que faça uma contribuição pra que todo mundo possa se sentir participante dessa campanha, doravante todo militante do partido vai ter orgulho de ter podido contribuir com a aquisição da nossa sede própria.
Como é que você analisa a importância da conquista da sede própria pro partido?
O nosso partido só teve sede na época da legalidade na década de 40, pouco tempo, depois disso, nós nunca tivemos essa oportunidade, o partido viveu muito tempo na clandestinidade sempre perseguido e, aliás, nessa época agente teve reuniões do partido quer eram feitas em baixo de arvores ou mesmo em casas de amigos, eu mesmo cheguei a ir a várias reuniões de cabeça baixa com os olhos vendados pra não poder guardar o local, porque a gente não tinha condições de ter um local que pudesse reunir, primeiro que não tinha e segundo pela perseguição da repressão da ditadura.
Eu acho que tem um grade significado, que primeiro é isso o PCdoB vai ter sua casa, toda pessoa sonha em ter sua casa própria, e segundo vai ser um marco na nossa vida política como na vida política do Brasil, um partido como o nosso que na maioria de sua existência foi perseguido na clandestinidade poder ostentar um direito de ter sua sede própria.
Vai ser um marco na história do PCdoB, e faz parte dessa nossa diretiva que é ser um partido mais ousado, na política, na questão material, enfim, em tudo que é pra gente poder de fato superar o desafio de construir um grande partido aqui no Brasil.