Conferência aprova moção elogiando Jandira pela aprovação da Lei Maria da Penha

A II Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que terminou no dia 26, no Cedim, aprovou por unanimidade uma moção de reconhecimento para Jandira Feghali pelo seu empenho na discussão e aprovação da Lei Maria da Penha, da qual foi relatora. <

As delegadas também aprovaram uma moção de solidariedade para a empregada doméstica Sirlei Dias, que foi espancada por jovens de classe média. Outra moção, desta vez de repúdio, foi aprovada. Pelo descompromisso do prefeito do Rio, com relação às políticas públicas para as mulheres e por não ter convocado a conferência. Desta forma, ela só se realizou pelo esforço de um conjunto de organizações de mulheres da sociedade civil que planejaram e executaram todas as tarefas relativas à Conferência, sem apoio do governo municipal. Por outro lado, receberam apoio de vereadores para a instalação oficial da Conferência.



No estado do Rio de Janeiro, cerca de 8.000 pessoas de 65 municípios participaram das Conferências Municipais/Regionais de Políticas para as Mulheres. A conferência estadual reuniu 560 delegadas. Para a etapa final foram eleitas 154 delegadas.