Sem categoria

Crescimento semestral de 11,9% faz China controlar investimento

A economia da China não está superaquecida, mas as autoridades querem desacelerar ligeiramente o ritmo do crescimento tornando novos projetos de investimento mais difíceis, disse na segiunda-feira (23) o chefe da agência nacional de estatísticas.

“Eu acredito que a situação econômica da China é normal. É boa”, afirmou Xie Fuzhan em comentários transmitidos na noite de segunda-feira pela televisão chinesa.



Na semana passada, o país informou que seu Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 11,9% no segundo trimestre sobre igual período de 2006, superando a previsão de analistas. O banco central respondeu no dia seguinte, elevando a taxa de juros.



“Chamamos isso de (crescimento) relativamente rápido e já que é relativamente rápido, esperamos que ele desacelera um pouco”, acrescentou Xie.



“Você não pode dizer que a economia está superaquecida apenas comparando uma taxa de 10% no passado com uma de 11% atualmente.”



O controle da economia deverá ser focado no investimento, tornando mais complexos os processos de aprovação de novos projetos, e na restrição de oferta de terrenos para fins industriais, acrescentou.