Sem categoria

Jovens brasileiros levam projetos ambientais à Alemanha

O Programa Jovens Embaixadores Ambientais vai selecionar quatro jovens ambientalistas brasileiros para encontro internacional na Alemanha; as inscrições estão abertas até 3 de setembro pelo site http://www.byee.com.br.

Reaproveitamento de resíduos de estações de tratamento de água em blocos cerâmicos; re-utilização da borracha de pneu como matéria-prima na produção de carvão ativado; desinfecção de efluentes sanitários de estação de tratamento de esgotos com tecnologia inovadora de radiação ultravioleta. Estes estudos foram feitos por jovens universitários, e são alguns dos selecionados pelo Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais que foram apresentados na Alemanha, durante um encontro internacional anual de jovens Embaixadores Ambientais.


 


Maurício Sabbag, estudante da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, comparou aspectos físicos e químicos do lodo da Estação de Tratamento de Água da cidade de Cubatão-SP com o lodo gerado pela indústria cerâmica, e provou a possibilidade técnica da indústria utilizá-lo na produção de blocos cerâmicos, dentro das normas da ABNT.


 


Carla Rombaldo se debruçou sobre o problema dos pneus usados: o que fazer com eles? Pneus usados são um grave problema ambiental pela dificuldade de decomposição, pelas emissões agressivas no caso de queima e também por serem focos de mosquitos causadores de endemias públicas. Dedicou-se a pesquisar uma solução e acabou comprovando a possibilidade técnica, através da pirólise e ativação, de utilizar pneus velhos para a produção de carvão ativado.


 


Estes são alguns exemplos de projetos premiados pelo Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais. Ao lado de projetos com foco em tecnologias, como os citados, estão outros com orientação para a sustentabilidade ambiental, como pesquisas com abelhas nativas, avaliação do impacto do desmatamento no ciclo hidrológico de um projeto de rodovia, criação de uma Reserva Particular de Patrimônio Natural urbana (a primeira do Brasil) e um estudo comparativo das diferentes Agendas para o desenvolvimento da Amazônia, pautadas por interesses locais, estrangeiros e da ala radical.


 


Nos três primeiros anos de realização desta iniciativa no Brasil – resultante de uma parceria global da Bayer com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA -, 12 projetos foram selecionados. A comissão julgadora, composta por professores, ambientalistas, jornalistas especializados em meio ambiente e técnicos, tem um reforço na credibilidade de seus atos: todos os critérios de avaliação são auditados externamente pela PricewaterhouseCoopers. Mario Mantovani, diretor da Fundação SOS Mata Atlântica ficou entusiasmado em participar como jurado: “Nós sempre acreditamos nos jovens, eles são grande parte de nossos milhares de associados na SOS Mata Atlântica, e ver trabalhos como estes é mais um incentivo para ajudar a preservar o que ainda resta de nosso mais sofrido bioma”.


 


Cristina Montenegro de Cerqueira, diretora do PNUMA no Brasil, destaca a importância de se apoiar o protagonismo juvenil: “Precisamos identificar e prestigiar os jovens que se dedicam a estudos ou projetos de sustentabilidade socioambiental, porque temos necessidade urgente de construir um futuro melhor. Ao lado de outros projetos que fazemos aqui no Brasil, como o GEO Juvenil, o Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais tem um papel importantíssimo na construção de lideranças que ajudem a alcançar os objetivos do milênio”.


 


Patrocinado mundialmente pela Bayer desde 1996, o programa já premiou mais de 200 jovens de 16 países da Ásia, América Latina, África e Europa. A parceria com a ONU foi estabelecida em 2003 e o Programa teve sua primeira edição no Brasil em 2004. A cada ano, quatro estudantes brasileiros com projetos ou estudos ambientais ou de desenvolvimento sustentável são selecionados para representarem o Brasil em um encontro internacional de jovens embaixadores ambientais, na Alemanha.


 


A Edição 2007 do Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais está com as inscrições abertas até o dia até 3 de setembro de 2007, pelo site http://www.byee.com.br. Os estudantes selecionados serão divulgados na primeira semana de outubro e os vencedores viajarão à Alemanha na segunda quinzena de novembro, quando apresentarão seus projetos e participarão de visitas técnicas e turísticas. Para participar é necessário ter entre 18 e 25 anos, ter fluência na língua inglesa e estar matriculado em uma escola ou faculdade.