Começam os IV Jogos dos Povos Indígenas do Ceará

Tiveram início na sexta, dia 13, os IV Jogos dos Povos Indígenas do Ceará. A competição reúne 685 atletas de 10 etnias e 13 municípios que disputam, no município de Aquiraz, o título de variadas provas, além de aproveitar a oportunidade para buscar a

Na cerimônia de abertura, o Secretário Executivo, Robson Veras, ressaltou a importância dos jogos como ferramenta de promoção da inclusão social junto às etnias do Ceará, resgatando a cultura indígena.Além de incentivar a prática de atividades esportivas, proporciona a integração entre as várias tribos indígenas e a sociedade em geral. Também discursaram a prefeita de Aquiraz, Ritelza Cabral, e a cacique Pequena, da tribo Jenipapo Kanindé, que é do município-sede.


 


Logo após, a tocha passou nas mãos de representantes das quatro tribos que já foram as anfitriãs dos jogos indígenas: Tapeba, Pitaguary, Tremembé e agora a Jenipapo Kanindé. O juramento dos atletas foi feito por uma representante da tribo estreante nos jogos, a Tabajara de Quiteranópolis.


 


Em seguida houve uma demonstração de danças típicas e o cabo de guerra que encerrou a programação pela manhã. No período da tarde estão acontecendo os jogos de futebol e hoje à noite haverá a competição de arco e flecha.


 


As disputas acontecem anualmente nas seguintes modalidades: atletismo (corridas), arco e flecha, arremesso de lança, cabo de guerra, corrida de tora, futebol, queda braço, triathlon revezado, travessia a nado e pesca. Atividades Culturais: danças e venda de artesanatos.


 


Dez etnias de 13 municípios participam do evento:
– Tremembé: Itarema e Itapipoca;
– Tapeba: Caucaia;
– Pitaguary: Maracanaú e Pacatuba;
– Potiguara: Crateús, Monsenhor Tabosa, Tamboril e Novo Oriente;
– Tabajara: Crateús e Quiteranópolis;
– Jenipapo Kanindé: Aquiraz;
– Kanindé: Aratuba;
– Tabajara Kalabaça: Poranga;
– Anace: Caucaia;
– Kariri: Crateús.