Fecosul realiza seminário de comunicação
A Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do RS – Fecosul – realizou nesta quinta-feira (26) um Seminário de Comunicação – Comunicação e Lutas de Idéias. A atividade foi dirigida aos sindicatos vinculados a Federação e teve por objetivo
Publicado 28/07/2007 20:56 | Editado 04/03/2020 17:12
O seminário foi dividido em duas partes, sendo que na parte da manhã houve uma palestra com o jornalista Altamiro Borges (Miro), que é editor da revista Debate Sindical. A palestra tratou do poder da comunicação, e deixou explícito que a grande mídia no país está a serviço do capital, e não dos interesses dos trabalhadores. Por isso a necessidade e a importância da comunicação sindical e da solidariedade entre as entidades e as categorias.
Para Altamiro Borges discutir comunicação é uma questão vital. “A imprensa sindical é um elemento de contraposição à grande mídia e estimula a união e a luta para garantir os direitos dos trabalhadores. Enquanto a grande imprensa despreza o coletivo e a unidade. Pelo contrário, estimula o individualismo e a rivalidade entre os trabalhadores”, explica o jornalista.
Miro observa que ao buscarem seus direitos, os trabalhadores, garantem que o aumento da produtividade não vá só para o bolso do patrão. “A comunicação sindical também ajuda a elevar a cultura dos trabalhadores, o padrão de cidadania, além de ser um instrumento de luta e estimulação coletiva”, reforça.
O seminário também debateu os meios de comunicação usados pela Fecosul. Para o presidente da Federação, Guiomar Vidor, a preocupação da entidade é atingir a categoria na base. “Precisamos e vamos trabalhar para melhorar os nossos meios para que possamos atingir um maior números de trabalhadores no comércio e nos serviços”, afirmou.
Comunicação dentro e fora do sindicato
Durante a palestra Borges esclareceu, no entanto, que a comunicação sindical faz parte de todo um trabalho das diretorias das entidades e do comprometimento com a luta dos trabalhadores. Ao mesmo tempo lembrou que a imprensa dos sindicatos deve ser eficiente, bonita, atraente, e com linguagem compreensível. Ao final, o jornalista elogiou a iniciativa da Fecosul e reforçou a importância do movimento sindical estar preocupado com a comunicação como um todo. E disse mais, que as entidades também devem se interessar e participar dos debates sobre televisão pública, concessões públicas, publicidade oficial, rádios comunitárias, inclusão digital e legislação sobre a comunicação no Brasil.
Debate permanente
No final do encontro, o secretario de comunicação da Fecosul, Joemir Oliveira, propôs que a comunicação seja uma preocupação permanente da Federação e dos sindicatos. “Temos que nos encontramos mais vezes para debatermos este assunto e irmos melhorando a qualidade da nossa comunicação. Quem sabe num próximo encontro discutiremos assuntos voltados diretamente a formas de melhorar o visual e a linguagem de nossos materiais”, completou.
Márcia Carvalho
De Porto Alegre