Servidores estaduais preparam o Dia Estadual de Luta e Paralisações

O Fórum dos Servidores Públicos Estaduais esteve reunido nesta quarta-feira na sede da CUT Ceará e está preparando o dia 23 de agosto como o Dia Estadual de Luta e Paralisações. Confira abaixo a nota assinada pelo Fórum.

O grande “salto que o Ceará merece” ainda espera ser visto pela população cearense. Desde que assumiu, o governo Cid Gomes vem dando demonstrações de que o investimento em serviço público não será uma realidade nos próximos anos. No início do ano, os servidores ficaram perplexos com a atitude arbitrária de mudar um calendário de pagamentos que já durava 20 anos, além do atraso dos salários dos servidores.


 


Em julho, mais uma atitude arbitrária. O Governo do Estado concedeu um mísero reajuste de 3,55% para os servidores, sem qualquer negociação, quando os servidores acumulam uma média 67% de perdas nos últimos anos. E mais, no momento em que estabeleceu a data de 1º de julho como data-base da categoria, penalizou cerca de 26 mil servidores de remuneração básica. Cada um perdeu em média de R$ 106,00 o que acarreta um prejuízo de R$ 2,7 milhões. Montante este que, certamente, não será investido na qualificação dos servidores.


 


Vale lembrar que segundo cálculos do Dieese, há margem no orçamento para um reajuste linear de até 15%, sem ferir a Lei de Reponsabilidade Fiscal – quase sempre colocada como desculpa para os reajustes irrisórios que os governos vem concedendo para os servidores.


 


A valorização do serviço público vem, entre outras medidas, através da reestruturação dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para os mais diversos setores do serviço público. No entanto, a universalização desse benefício está longe de ser implantada.


 


O Governo do Estado não investe no servidor público. Não há cifras no orçamento destinadas ao setor de Recursos Humanos que qualificaria os servidores para melhor atenderem a população. Com o servidor valorizado, o serviço oferecido será de melhor qualidade e a população ganha com isso.


 


Queremos escolas públicas, gratuitas e de qualidade social para a população, um setor de saúde sadio e não cheio de curativos como o que está hoje, queremos poder andar pelas ruas em segurança, ser bem atendidos quando procurarmos informações. E para que tudo isso e muito mais seja possível é fundamental não enveredar por práticas neoliberais.


 


Por isso, o Fórum Unificado dos Servidores Públicos Estaduais convoca para o Dia Estadual de Luta e Paralisações (23 de agosto). Concentração a partir das 9h, em frente à Assembléia Legislativa”.


 


Fonte: Cut – Ceará