PCdoB de Crateús recebe 71 novos filiados

O PCdoB de Crateús, realizou no dia 27 de julho, na  Casa de Arte e Cultura João Batista, um encontro de valorização da militância e novas filiações na região dos sertões.

O evento contou com as presenças do Senador Inácio Arruda, do deputado
estadual Lula Morais e do presidente do Comitê Estadual do PCdoB no Ceará, 
Carlos  Augusto Diógenes (Patinhas). Além dos representantes do partido, o encontro contou com a presença de políticos do município de Crateús, como o deputado estadual pelo  PSDB, Nenem Coelho, o Secretário Municipal de Agricultura, Lourenço Torres (PT), o empresário Elder Leitão (PR) e o Secretário Municipal de Saúde de Tauá. Moacir Soares. Uma das figuras marcantes ao encontro foi a do carismático Dr. Carlos Felipe, candidato a prefeito de Crateús pelo PSDB nas eleições de 2004, tendo como vice o popular José Maria Pedreiro, quando obtiveram a expressiva votação de 19 mil sufrágios, contra 21 mil do candidato eleito, Dr. Zé Almir. 
 



Em seu pronunciamento de abertura do encontro, o presidente do diretório
municipal, Raimundo Nonato (Cotiaba), fez alusão a história do PCdoB no
município, elogiou toda a militância e deu as boas vindas aos 71 novos
filiados à sigla no município. O presidente estadual Carlos Augusto (Patinhas), usando da palavra enfocou também a história do PCdoB em Crateús, lembrando de suas passagens por Crateús em vários momentos da clandestinidade. Ressaltou a trajetória de José Maria Pedreiro que também militou na clandestinidade nos tempos da ditadura e que agora retornou às fileiras do PCdoB. O dirigente estadual destacou o trabalho do Comitê Municipal do PCdoB de Crateús que se manteve firme na luta e na ideologia do partido e também deu boas vindas aos novos filiados.



 
O deputado estadual Lula Morais iniciou seu discurso elogiando o local do encontro, por se tratar de um espaço de arte e cultura. O deputado lembrou o avanço da democracia com  a  reeleição do presidente Lula e se colocou a disposição do município de Crateús na Assembléia Legislativa do Estado no que for possível. Por fim, Lula Morais saudou os militantes e as militantes presentes e também deu boas vindas aos novos filiados.



O senador Inácio Arruda fez uma larga explanação sobre a história do partido em Crateús e também o resgate da cadeira no senado pelo PCdoB depois de 60 anos depois. Arruda enalteceu a democracia no País e o povo brasileiro que  sabiamente,  conduziu por duas vezes o metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva a Presidência da República. O senador comunista falou que Crateús tem que procurar o crescimento, buscando a implantação de  indústrias para a geração de empregos na região. Para Inácio a Brasil Ecodiesel deve permanecer em Crateús, por ser uma indústria de grande  porte e que tende a gerar cada vez mais empregos diretos e indiretos na região. No entanto, salientou que a empresa tem que seguir rigorosamente as normas   de  preservação ambiental. Falou também do avanço tecnológico na região com a  implantação, já confirmada, do CEFET, como também, na área da agroindústria  e  irrigação, com a construção da barragem Lago de Fronteira, na Serra da Ibiapaba. O senador esclareceu que para andamento desse projeto alocou, quando ainda era deputado federal, R$160 mil no orçamento da  União para o projeto de impacto ambiental da obra. Lembrou ainda que a Ferrovia Transnordestina já está em andamento e passará em Crateús.


 



De Crateús, Raimundo Nonato (Cotiaba) e Aldo Costa